CBMAL

CBMAL ANUNCIA PROJETO PARA CONSTRUçãO DO MUSEU DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

  • 30/05/23
  • 10:05

Entrevista traz detalhes sobre o projeto e a importância dele para a preservação da história da Corporação

 

por Yasmin Evangelista, estagiária da ASCOM CBMAL

A profissão dos bombeiros é uma das mais admiradas. Isso você sabe. E uma forma de que esse legado nunca seja esquecido é preservando a história dos militares ao longo dos anos; pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas anunciou que construirá o Museu do CBMAL, o tornando uma pauta histórica, educacional, cultural e turística do Estado.

Para realizar essa missão, foi criada uma comissão que é composta pelos seguintes militares: major BM R/R Maria Amélia Oliveira Sandes Santos, pela 1º Ten BM  - Luciana Maria Leonardo de Lima, pela 1º Ten BM  - Rosiane de Lima Santos e pelo 2º Ten BM  - Wanderlan de Carvalho Pedrosa. A equipe está em fase de pesquisa, estudos e busca por possíveis fundos financeiros.

Confira agora trecho da entrevista com os militares da comissão organizadora: O que esse museu poderá ensinar à população?

CO: Possibilitará que pessoas tenham o conhecimento cultural, instrutivo e histórico de uma das mais respeitadas instituições públicas do Brasil, deixando marcado o respeito primeiro pelos indivíduos que possibilitaram o início de sua realidade ao longo do tempo. O projeto contempla ações sociais e educativas para os visitantes.

Qual a importância dele para a sociedade alagoana? 

CO: É a memória dos primeiros heróis até os dias atuais; são os registros de fatos ocorridos que tiveram a intervenção benéfica de guarnições munidas desde a coragem, a missão e um capacete, até ao equipamento mais moderno de cada época. Pessoas que passarão pelo museu poderão ter a lembrança de salvamentos que envolveram suas próprias sobrevivências, histórias de atendimento pessoal ou de familiares feitos pelos bombeiros.

Como o museu pode mostrar a importância do CBMAL para a sociedade?

CO: Estamos tratando de proteger o patrimônio humano e material, a coletividade de itens que moldaram o ofício de proteger vidas e bens passados de geração a geração de bombeiros. O museu contempla departamentos educacionais direcionados à prevenção de acidentes e soluções para pequenos sinistros, além de espaço social e lúdico.

Como o CBMAL pode incluir uma possível rota turística alagoana? 

CO: Um dos pontos fundamentais são as atrações previstas no projeto de um museu que ficará instalado em uma cidade altamente turística como é Maceió. A possível localização do museu fica numa rota de grande fluxo de turistas e locais, o que facilita a visita. 

Outro ponto é a inserção do museu no roteiro turístico estadual, municipal e parcerias com agências de turismo que estão previstas no projeto.

Como o museu pode influenciar jovens a ter uma carreira profissional?

CO: Ser bombeiro é um sonho citado por crianças e adultos. Possivelmente a ideia de ser herói é envolvida pelas belas viaturas e pelos resultados positivos possibilitados pelos treinamentos e equipamentos dos militares. Recebemos regularmente visitas de estudantes. Como teremos departamentos demonstrativos e instrutivos do ofício bombeiro militar, há possibilidade real disso aflorar a vontade de servir ao próximo com a alegria concernente à quem salva vidas.

No museu terá uma sessão homenageando aos bombeiros que partiram à serviço?

CO: A valorização dos bombeiros-seres humanos é um dos primeiros motivos para o projeto. É um dos principais motivos para a implantação do Memória CBMAL.