CBMAL

CBMAL REALIZA NIVELAMENTO DE RESGATE EM áREAS INUNDADAS PARA GRUPAMENTOS DA CORPORAçãO

  • 23/06/23
  • 11:06

 

 

 

por Yasmin Evangelista, estagiária da ASCOM CBMAL

Durante o mês de junho, militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas têm realizado nivelamentos com técnicas para resgate em áreas inundadas (RAI). Esse nivelamento tem passado pelos Grupamentos e Postos do CBMAL, contando com cerca de 160 militares, a fim de especializar e preparar a tropa para cenários de salvamento em enchentes neste inverno. 

 

 

 

 

No nivelamento os  militares recebem instruções práticas de nós, amarrações, com o bote de enchente, de isca viva, lançamento de sacola de resgate, transposição de área inundada pela parte rasa com duas ou três pessoas e montagem de sistema em área inundada. As instruções ocorrem em diversos rios e lagos que podem ser focos de inundações. 

 

 

 

 

Em uma das fases desse treinamento que ocorreu em um trecho do Rio São Francisco no sertão alagoano, o 2º sargento Wellington, especialista em salvamento aquático e em técnicas de RAI, falou da importância desse tipo de nivelamento. “Fizemos questão de realizar essa ação in loco no rio São Francisco para mostrar para a tropa a necessidade de possuir técnicas e manobras que aplicamos em resgates aquáticos, principalmente com a aproximação do período chuvoso. Quem mais ganha com isso é a sociedade alagoana porque encontrará militares bem mais capacitados para atuarem nas ocorrências desse tipo”, comentou o militar.