A partir da publicação do Plano, derivam uma série de outros produtos e instrumentos de gestão. Novos procedimentos foram adotados em meio a alta administração da instituição.
Anualmente, o Plano de Gestão estabelece as metas, ações e projetos a serem trabalhados. A execução é passada a cargo dos diversos setores do CBMAL, com os devidos responsáveis e prazos de execução, desenvolvendo-se sob supervisão do comando e monitorados pela Assessoria de Planejamento e Orçamento.
Em que pese os diversos fatores que dificultam a implementação da gestão estratégica em uma instituição de grande porte como o CBMAL, a obtenção de resultados alinhados ao planejamento já repercute em melhorias no serviço prestado, bem como na área administrativa da corporação, dentre os quais se destacam os seguintes:
Tema estratégico nº 1 – Operacional
Celebração de convênios com diversas prefeituras com vistas à ampliação da cobertura dos serviços;
Inauguração de novas unidades operacionais, sediados nos municípios de Piranhas, Joaquim Gomes, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Porto de Pedras e São Sebastião;
Implementação do Serviço Voluntário Remunerado (SVR) nas diversas áreas de atuação bombeiro militar;
Criação e ativação do Grupamento de Operações Aéreas (GOA);
Ampliação da rede de comunicação de rádio digital para 100% do território estadual;
Atualização das Instruções Técnicas (ITs);
Publicação do Manual de Vistoria Técnica em Edificações;
Mapeamento e plano de melhoria da rede de hidrantes públicos;
Aumento do número de fiscalizações em edificações e eventos;
Mapeamento de pontos e áreas de risco.
Tema estratégico nº 2 – Governança e gestão
Implementação da Gestão Estratégica;
Criação da base de indicadores institucionais;
Realização de reuniões de monitoramento estratégico;
Adoção de software específico de governança e gestão estratégica;
Criação do Escritório de Projetos do CBMAL;
Regulamentação de atividades na área de Corregedoria e Ouvidoria;
Atualização do modelo de BGO.
Tema estratégico nº 3 – Comunicação
Criação e atualização do Manual de Identidade Visual do CBMAL;
Publicação do Plano de Divulgação da Taxa de Bombeiros;
Realização de projetos sociais, visitas e ações educativas.
Tema estratégico nº 4 – Pessoas
Concurso público para o provimento de vagas de Oficiais e Praças;
Mapeamento de processos de RH;
Realização de pesquisas de clima organizacional;
Implantação da telemedicina nos atendimentos, juntas e inspeções;
Realização de ações educativas de saúde e autocuidado;
Ações na área de segurança e qualidade de vida no trabalho;
Execução de programas de treinamento físico e desporto;
Informatização dos processos de apuração disciplinar.
Tema estratégico nº 5 – Conhecimento
Criação de novos projetos pedagógicos de cursos;
Oferta de cursos de formação, carreira e especialização;
Treinamentos em áreas operacionais e administrativas;
Estruturação da Academia Bombeiro Militar (ABM) em Arapiraca;
Regulamentação da pontuação positiva por trabalhos técnico-profissionais para fins de promoção;
Atualização da regulamentação das CTEPs;
Convênios e parcerias com instituições acadêmicas, como UFAL e UNEAL.
Tema estratégico nº 6 – Tecnologia
Implementação de melhorias em diversos sistemas do CBMAL;
Desenvolvimento de novos softwares nas áreas de atividades técnicas, corregedoria e gestão educacional;
Implementação de canal de abertura de chamado direto pelo usuário na Intranet.
Tema estratégico nº 7 – Infraestrutura
Reformas em diversas unidades do CBMAL;
Aquisições de viaturas, equipamentos e materiais.
Tema estratégico nº 8 – Orçamento e finanças
Melhorias na gestão orçamentária e na capacidade de arrecadação;
Cadastramento do CBMAL em diversos órgãos visando a captação de recursos por fontes alternativas;
Resolução de pendências de exercícios financeiros anteriores;
Informatização do processo de obtenção da lista de militares para o pagamento da verba de alimentação;
Melhorias no canal de transparência do CBMAL.
Somam-se, ainda, a elaboração de normas internas, estudos de viabilidade, relatórios técnicos e planos de ação, além da criação de comissões específicas com atribuições relacionadas ao Plano Estratégico.
Segundo o Major Luiz Augusto, que atua como coordenador da área de Gestão Estratégica, “os resultados até então obtidos são fruto do engajamento dos diversos setores da corporação em torno da execução do planejamento institucional”. Acrescenta o Oficial que, “para transformar o planejamento em resultados úteis para a corporação, é preciso um esforço coletivo e contínuo para superar os desafios advindos da mudança de cultura organizacional que decorrem dessa nova forma de fazer gestão.”
O Tenente-Coronel Leopardi, Assessor de Planejamento e Orçamento, reforça o papel contributivo dos mais diversos setores do CBMAL: “Através do diálogo aberto, colaboração e comprometimento de todos os envolvidos, conseguimos executar um plano que reflete não apenas nossos objetivos institucionais, mas também nossos valores fundamentais, na busca pelo cumprimento de nossa missão institucional de Proteger a Vida, o Patrimônio e o Meio Ambiente. Propor e buscar um cenário de excelência é primordial para a nossa evolução, quando reconhecemos que não somos perfeitos, mas sim perfectíveis.”
Em 2024, à medida que finaliza o atual ciclo de gestão, dá-se início ao planejamento estratégico para o quinquênio de 2025-2029, em um processo que, mais uma vez, contará com a participação de todos os bombeiros militares da corporação.