CBMAL

GRUPAMENTO DE SALVAMENTO AQUáTICO DIVULGA PLANO DE OPERAçãO

  • 10/12/15
  • 10:12

 

Operação inicia no dia 21 de dezembro e vai até 27 de março de 2016

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) divulgou o planejamento da Operação Verão 2015/2016. De acordo com o plano, estão previstos 123 guarda-vidas no total, sendo empregados 41 por dia em nove postos de guarda-vidas. Atualmente, o efetivo total de guarda-vidas é de 57 (19 por dia).  

A operação vai reforçar os postos de guarda-vidas existentes e ativar novos postos em locais escolhidos após análise das variáveis como fluxo de banhistas, estatística de ocorrência e o risco do mar. Inicialmente, o reforço será interno, ou seja, militares que atuam em outras áreas operacionais que serão realocados temporariamente para o serviço de proteção nas praias.

A operação visa criar condições para o aumento das atividades de orientação e prevenção aos banhistas, permitir uma atuação de resgate mais segura e eficiente, como também dar o primeiro atendimento as ocorrências diversas típicas de bombeiro.

POSTOS ATIVADOS

Como em anos anteriores, a praia do Gunga irá ser contemplada com um posto de guarda-vidas que deverá ser ativado diariamente. Serão três guarda-vidas por dia com o apoio de uma embarcação para rondas aquáticas e resgates de vítimas. Já na praia da Barra de São Miguel serão seis guarda-vidas divididos em dois postos. Na praia da Pajuçara serão dois guarda-vidas com uma moto de salvamento aquático (jet-ski) para realizar a segurança dos banhistas.  

Ainda será implantado o serviço aéreo de salvamento aquático que é uma atividade de ronda aérea pelo litoral com a presença embarcada de um guarda-vidas. O trecho da ronda diária deverá ser entre a Barra de Santo Antônio e Praia do Gunga.

REFORÇO

Na praia do Francês serão sete guarda-vidas por dia com apoio de uma moto de salvamento aquático. Na praia de Jatiúca e Guaxuma serão quatro guarda-vidas diariamente para cada posto. No Mirante da Sereia a população contará com o apoio de sete guarda-vidas. A área apresenta aumento de concentração de banhista na “boca” do rio, sendo necessária a presença de bombeiros para o local já que é uma área perigosa.

Na praia do Sobral o serviço de salvaguarda da praia será realizado diariamente por ronda motorizada e quatro bombeiros.

O posto da Barra Nova será o único ativado apenas nos finais de semana e feriados. Serão quatro guarda-vidas com o apoio de uma embarcação.

ESTATÍSTICAS

Em 2015 foram 27 vítimas de afogamento. Uma redução de 40% em relação a 2014. Com relação ao número de crianças perdidas que foram encontradas pelos bombeiros foram 49 em 2015, 14 a mais que no ano anterior. Já o trabalho preventivo nas areias teve um aumento significativo em 2015 de 45,27%, ou 491 boletins de ocorrência, comparado aos 338 de 2014. Os dados são obtidos do Sistema de Gestão Operacional Unificado (Sisgou) do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).


Últimas Notícias