I SEMINáRIO ALAGOANO DE SALVAMENTO VEICULAR FOCADO EM CARROS ELETRIFICADOS

• 18/06/24

I Seminário Alagoano de Salvamento Veicular Focado em Carros Eletrificados Por 2° SGT BM R Marcelo e 3° SGT BM Plínio

Na manhã do dia 18 de junho, no Auditório Tenente Coronel BM Milton Carnaúba, foi realizado o I Seminário Alagoano de Salvamento Veicular. O evento, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), abordou a temática central do salvamento em veículos eletrificados, híbridos e elétricos.

Oficinas Práticas e Especialização

Além de seminário, o evento também funcionará como um workshop com oficinas práticas, conduzidas por uma equipe de instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. Essa equipe possui especialização e conhecimento técnico em veículos eletrificados, trazendo um grande avanço para o CBMAL no intuito de melhor servir à população alagoana.

Segundo o Subtenente Jadilson,, do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Sergipe, palestrante, essa interação entre as Corporações é importante para difundir e para que haja a troca de conhecimento: “É muito bom estar aqui para dividir esse conhecimento, já que é uma área que atualmente todas as Corporações estão correndo atrás desse conteúdo”. A palestra foi sobre do Salvamento e Emergências em veículos Eletrificados.

Conexão com Curso de Salvamento Veicular Leve

O seminário complementa o Curso de Salvamento Veicular Leve 2024, que está capacitando Bombeiros e Policiais Militares. O curso é coordenado pelo Capitão BM Duarte, membro da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de Salvamento Veicular. Major Brandão, um dos principais nomes do salvamento veicular no cenário nacional, destacou a importância do convênio com o Detran de Alagoas, que forneceu carcaças de veículos essenciais para o treinamento da tropa.

Major Brandão: "Este evento é um marco importante, especialmente com o convênio com o Detran de Alagoas, que nos permite superar a maior dificuldade do treinamento: a obtenção de carcaças. Este convênio é fundamental para formar equipes especializadas que possam participar de competições nacionais de Salvamento Veicular."

Coronel Aluysio, Comandante do Comando Operacional de Bombeiros, elogiou a iniciativa: "Agradeço ao Major Brandão, ao Capitão Duarte pela coordenação do curso e ao Comandante Geral do CBMAL, Coronel Verçosa, pelo apoio incondicional. Esta iniciativa é essencial para a nossa especialização contínua."

Coronel Buriti, Diretor de Ensino, reforçou a importância da educação continuada: "Os cursos de especialização são vitais para manter a nossa tropa em constante evolução, transformando inquietude em atitude operacional para melhor servir à população alagoana."

Coronel Verçosa, Comandante Geral do CBMAL, ao discursar, agradeceu a presença e participação do Corpo Técnico do CBMSE e deu as boas-vindas aos representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte: "Este é um momento singular para compartilharmos conhecimento e fortalecermos nossa capacidade operacional."

O seminário, que inclui tanto a parte teórica quanto a prática, continuará no Quartel do Comando Geral até o dia 21 de junho. Este evento representa um momento significativo de engrandecimento para todos os bombeiros militares do CBMAL, consolidando a importância da especialização contínua para o aprimoramento do serviço à comunidade alagoana.

Participem e aproveitem esta oportunidade única de crescimento profissional e operacional!