CONCLUíDA MAIS UMA EDIçãO DO CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR LEVE NO CBMAL

• 25/06/24

Concluída mais uma Edição do Curso de Salvamento Veicular Leve no CBMAL

Por 2º SGT Rodolfo Marcelo e 3º SGT Plínio

Na última semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluiu mais uma edição do Curso de Salvamento Veicular Leve. Nesta edição, 24 vagas foram preenchidas por nossos bombeiros militares, incluindo dez novos soldados recém-formados e dois policiais militares do Comando de Aviação de Alagoas (COMAVE).

Instruções Teóricas e Práticas

As instruções teóricas ocorreram na modalidade EAD através do sistema Moodle, complementadas por uma palestra inspiradora do Major Brandão, um entusiasta e pesquisador renomado no campo do salvamento veicular no Brasil.

As atividades práticas foram realizadas no pátio do DETRAN, na parte alta da cidade, utilizando carcaças de veículos disponibilizadas graças a um recente convênio firmado entre o CBMAL e o Detran Alagoas. Este convênio tem sido fundamental para a realização de cursos e treinamentos que aprimoram as habilidades de nossos bombeiros, permitindo-nos melhor servir à população.

Importância do Convênio com o DETRAN

Para o Comandante Geral, Coronel BM Sérgio Verçosa, o convênio é uma ferramenta essencial para especializar nossos operadores em situações de resgate envolvendo vítimas presas às ferragens. Ele expressou seu agradecimento ao DETRAN e reiterou a disponibilidade do CBMAL para colaborar com o órgão em futuras demandas.

Avaliação Final e Simulações

Na etapa final do curso, os operadores passaram por uma avaliação rigorosa que simulou quatro cenários de resgate. As equipes foram divididas, e cada operador desempenhou uma função específica, como Comandante, Logística, Técnico 1 e 2 e Socorrista 1 e 2. As simulações exigiam que as equipes operassem dentro de um prazo de 20 minutos, um padrão internacional para competições de salvamento veicular.

Concomitantemente ao curso, ocorreu o I Seminário Alagoano de Salvamento Veicular, focado no salvamento em veículos eletrificados (híbridos e elétricos). Os alunos do CSV-L tiveram acesso a valiosas informações sobre essa nova tecnologia, enriquecendo ainda mais sua formação.

Parabenizamos os novos operadores de salvamento veicular formados nesta edição, que agora estão mais preparados para servir e proteger nossa população. Agradecemos também ao corpo docente pelo empenho e dedicação em transmitir seus conhecimentos.

O CBMAL segue comprometido com a excelência no treinamento e capacitação de seus membros, garantindo um serviço de qualidade para a sociedade alagoana.

Confira as imagens do CSV-L 2024 clicando aqui!