PALESTRA SOBRE ASSéDIO MORAL E SEXUAL E USO ADEQUADO DAS REDES SOCIAIS

• 25/06/24

Palestra sobre Assédio Moral e Sexual e Uso Adequado das Redes Sociais

Por 2º SGT Rodolfo Marcelo e 3º SGT Plínio

Na manhã de hoje, 25, o Auditório Tenente Coronel Milton Carnaúba recebeu uma importante palestra promovida pela Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. O evento abordou temas cruciais como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, além de orientações sobre o uso adequado das redes sociais.

A Iniciativa da Ouvidoria

A ação foi organizada pela Ouvidoria do Corpo de Bombeiros, sob a liderança da Capitã Luciana, que convidou a Delegada Ana Luiza Nogueira para compartilhar seu conhecimento com a tropa. A Delegada Ana Luiza é Doutoranda em Linguística e Literatura pela UFAL, Mestra em Direito Público pela UFAL, Delegada de Polícia e Coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Com uma vasta experiência em gestão de unidades operacionais e inteligência policial, ela também é autora do livro "Investigação Criminal com Perspectiva de Gênero".

Temas Abordados

Durante a palestra, a Delegada Ana Luiza abordou diversos tópicos de grande relevância:

Feminicídio e Justificativas: Apresentou casos reais, como o de um marido que justificou o homicídio da esposa por traição, para ilustrar a gravidade e as nuances dos crimes de feminicídio.

Lei Maria da Penha: Discutiu as atualizações e interpretações da lei, enfatizando sua importância na proteção das vítimas de abuso.

Representatividade das Mulheres: Destacou a crescente presença e impacto das mulheres em diversas áreas, incluindo o setor militar e esportes.

Propaganda Sexista: Criticou as representações prejudiciais de gênero na mídia e publicidade.

Estudo sobre Assédio no Meio Militar: Mencionou um estudo da UFAL que revela altos índices de assédio sexual no ambiente militar.

Assédio Moral: Diferenciou entre assédio interpessoal e institucional, explicando como ambos afetam o ambiente de trabalho.

Uso Adequado das Redes Sociais

A Tenente Coronel Viviane Suzuki, Assessora de Comunicação do Estado Maior Geral, também contribuiu para a palestra, discutindo o uso adequado das redes sociais. Ela destacou a importância da comunicação interna eficiente, afirmando que uma postura responsável e consciente nas redes sociais reflete positivamente na imagem pública da corporação.

“A comunicação é essencial, não apenas na produção de conteúdo, mas nas boas práticas da comunicação não violenta dentro das instituições”, afirmou a Tenente Coronel Suzuki.

Importância do Evento

A palestra foi dividida em duas partes, com a primeira realizada hoje e a segunda programada para os próximos dias, abrangendo o restante do efetivo da região metropolitana.

Ações Futuras da Ouvidoria

A Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas continua a desempenhar um papel crucial na educação e capacitação de seus membros, promovendo eventos que fortalecem a integridade e a eficácia da corporação. Este tipo de iniciativa é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade alagoana.

O trabalho da Ouvidoria é essencial para aprimorar o relacionamento entre os membros da corporação e a comunidade, garantindo que os bombeiros militares de Alagoas estejam bem informados e preparados para enfrentar os desafios de suas funções com profissionalismo e respeito.

Acesse as imagens do evento CLICANDO AQUI!