TRE E SEGURANçA PúBLICA SE REúNEM PARA ELABORAR PLANO INTEGRADO PARA ELEIçõES MUNICIPAIS

• 24/07/24

Na tarde desta terça-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu início à elaboração de um plano integrado de segurança para as eleições municipais de outubro. O encontro, presidido pelos desembargadores Klever Rêgo Loureiro e Alcides Gusmão da Silva, contou com a participação de representantes de várias forças de segurança, incluindo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Sérgio André Silva Verçosa.

Importância da Segurança nas Eleições

O presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro, destacou a necessidade de alinhamento entre as ações da Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança pública. "É preciso que todas as nossas ações sejam alinhadas e que a Justiça Eleitoral – este ano, em especial, os juízes eleitorais que comandarão o pleito – estejam sempre em contato direto com os órgãos da segurança pública, fazendo com que tudo seja mais célere e eficaz desde o planejamento até a execução", afirmou.

Participação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

A presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Sérgio André Silva Verçosa, foi um destaque significativo na reunião. A atuação do Corpo de Bombeiros é crucial para garantir a segurança e a integridade física dos eleitores, das urnas eletrônicas e das instalações durante o pleito.

Colaboração entre Órgãos de Segurança

O encontro reuniu representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Polícia Civil (PC), Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). A união dessas forças é fundamental para o sucesso do plano integrado de segurança. O juiz auxiliar da Corregedoria, Fausto Magno Alves, e o diretor-geral do TRE, Maurício Omena, também estiveram presentes.

O corregedor regional eleitoral, desembargador Alcides Gusmão da Silva, ressaltou a importância da parceria com as forças de segurança. "Sem essa parceria com as forças de segurança as eleições não acontecem, pois ela não é importante, mas sim, imprescindível. A intenção desta reunião é de ter uma conversa preliminar, justamente para abrir um canal de diálogo e estreitar o contato para que juntos possamos caminhar e o pleito seja o mais seguro possível", pontuou.

Próximos Passos

Este foi o primeiro encontro da atual gestão do TRE/AL com os órgãos responsáveis pela segurança do pleito, marcando o início de um processo de planejamento que continuará ao longo dos próximos meses. A colaboração contínua entre as diversas entidades envolvidas será crucial para garantir que as eleições municipais ocorram de forma tranquila e segura, proporcionando um ambiente propício para o exercício da democracia.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, sob a liderança do Comandante Geral Sérgio André Silva Verçosa, continuará a desempenhar um papel vital neste processo, reafirmando seu compromisso com a segurança e a proteção da população alagoana.