Por ASCOM-CBMAL,
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas deu um passo significativo para o bem-estar dos seus profissionais ao aderir ao programa Escuta Susp, uma iniciativa desenvolvida pelo Governo Federal para promover a saúde mental dos agentes de segurança pública em todo o país. A formalização da adesão ocorreu na quarta-feira, 28 de agosto, durante o segundo dia da 91ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública (Consesp), realizada em Maceió.
O programa Escuta Susp proporcionará atendimento psicológico online, com um protocolo específico para os profissionais de segurança pública. O Núcleo de Qualidade de Vida da SSP/AL está desenvolvendo um acompanhamento dividido em três abordagens: acolhimento para questões pontuais, psicoterapia com até 20 sessões e intervenção para comportamentos que possam levar ao suicídio.
A adesão de Alagoas ao Escuta Susp marca um avanço significativo na valorização e cuidado com os profissionais que atuam nas linhas de frente da segurança pública, refletindo um compromisso robusto com a saúde mental e a excelência no serviço à população.
Os membros do Sistema Único de Segurança Pública de Alagoas agora têm acesso à assistência psicológica oferecida pelo programa Escuta Susp.
Para obter atendimento online, gratuito e confidencial, basta visitar o site gov.br/escutasusp e selecionar a opção:
“quero me inscrever no atendimento psicológico”
O profissional passará por uma avaliação inicial, seguirá para aconselhamento psicológico e, posteriormente, para psicoterapia. É um suporte essencial para aqueles que estão na linha de frente do cuidado com a população.