CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE VISTORIA PARA VERIFICAR A QUALIDADE ERGONôMICA DO AMBIENTE DE TRABALHO

  • 01/10/24
  • 09:10

Corpo de Bombeiros recebe vistoria para verificar a qualidade ergonômica do ambiente de trabalho

Inspeção foi iniciada em agosto e será realizada em todas as unidades da corporação em Alagoas 

Ascom CBMAL

O quartel de comando geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) recebeu, nesta segunda-feira (30), uma vistoria para verificar a qualidade ergonômica do ambiente de trabalho. A inspeção será realizada em todas as unidades da corporação em Alagoas e tem o intuito de orientar políticas para aprimorar e desenvolver ainda mais a qualidade de vida dos militares no local de trabalho. A ação foi iniciada em agosto e o término está previsto para o mês de novembro.

 

 

O chefe do Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT) do Corpo de Bombeiros, o Tenente Coronel  Aubert, explicou que desde 2020, o Ministério da Justiça, criou o Fundo Nacional de Segurança Pública e repassa recursos para o Fundo Estadual de Segurança Pública, mediante projetos que visem a qualidade de vida do servidor de segurança pública. 

O Tenente Coronel ainda ressaltou que o objetivo da vistoria nas unidades do CBMAL é realizar uma análise ergonômica do ambiente de trabalho a que os profissionais são submetidos, além de seus impactos na saúde. “A ação visa analisar os ambientes nos quais os militares estão inseridos e, logicamente, impactam na saúde deles. Então, serão analisados  o mobiliário, iluminação, níveis de ruído, níveis de estresse, tudo isso em cada setor e em cada unidade operacional do estado.”, esclareceu.

 

 

Segundo ele, por meio dessas análises será possível guiar ações para futuras melhorias que serão realizadas pelo o núcleo de qualidade de vida, além de orientar novas aquisições de acordo com as principais demandas da corporação. Dessa forma, compras de novos equipamentos, por exemplo, serão pensadas diante das necessidades dos militares e direcionadas para a adequação do espaço de trabalho desses profissionais.

“O setor de obras pode lançar  mão desse laudo e extrair informações que vai orientar as suas ações de reforma, de manutenção imperial, assim sendo um instrumento que vai servir de base para a tomada de decisões com a política”, concluiu o Tenente Coronel.

Essa é uma das diversas ações que o Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho vem desenvolvendo para garantir cada vez mais excelência e proteção para os membros da  corporação. Laudos de análises sobre riscos ocupacionais realizados em 2023, já são usados para guiar soluções mais efetivas para determinadas problemáticas. E as ações não param por aí, ao longo deste ano outras atividades de verificação serão executadas visando múltiplas melhorias em setores.