Bombeiras do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas são destaque no ENBOM
IX Encontro Nacional de Bombeiras Militares ocorreu na cidade do Rio de Janeiro
Alessandra Lima*/Ascom CBMAL (sob supervisão)
O IX Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM) foi realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e contou com a participação de três militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A 9° edição do evento teve como objetivo discutir e fomentar políticas relacionadas à atuação das bombeiras militares no país.
As representantes do CBMAL foram a Major Ana Carla, que atuou como porta-voz da corporação nas reuniões do Comitê Nacional de Bombeiras Militares, já a Capitã Grazielle e a Soldado Fátima, representaram Alagoas na competição de prova operacional, na modalidade de corrida. A Soldado Fátima se destacou no simpósio, conquistando o segundo lugar na prova e o terceiro lugar na classificação geral, demonstrando a força e a determinação da corporação alagoana em nível nacional.
Ao todo, o evento reuniu mais de 400 bombeiras militares de todos os estados do Brasil e teve dois dias dedicados a palestras e discussões sobre temas como a rotina operacional, saúde física e mental, desafios, ética, qualidade de vida e direitos das mulheres em suas atividades na corporação, além de um dia destinado às provas operacionais.
A Capitã Grazielle comentou sobre a experiência das militares em participar do encontro. “As palestras e os painéis de discussões trouxeram temas bastante diversificados, com convidados que vão desde o cenário político até militares das instituições bombeiros militares, bem como acadêmicas, professora doutora, que contribuíram bastante para a grandiosidade do evento!”, afirmou.
Ela ainda destacou a importância do evento para valorizar e destacar o papel essencial das mulheres na atuação do Corpo de Bombeiros. “Os temas centrais foram pautados principalmente no tocante aos abusos sofridos e aos direitos já adquiridos e aqueles que ainda estão em estudo. Além disso, foram abordados os grandes feitos que as grandes mulheres conquistaram, motivando ainda mais a tropa feminina a encontrar e ocupar seu lugar na Corporação.”, enfatizou.
A Capitã Grazielle também exaltou a realização do evento para evidenciar ainda mais o serviço realizado pelas mulheres. “Outro conteúdo de importância inestimável foi a palestra sobre as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres para o desempenho físico e operacional. Sem sombra de dúvidas, esse evento gera múltiplos resultados para as bombeiras participantes!”, concluiu.