CBMAL

GUARDA-VIDAS DO CBMAL SãO DESTAQUE NO CAMPEONATO E SIMPóSIO BRASILEIRO DE SALVAMENTO AQUáTICO NA PARAíBA

  • 12/11/24
  • 08:11

Militares conquistaram segundo e terceiro lugares em modalidades individuais, duplas e equipes

 
 
Alessandra Lima (sob supervisão) / Ascom CBMAL

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foram destaques no XXIII Campeonato e Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático, o Sobrasa Rescue, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro, em João Pessoa (PB). O evento foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Os militares do CBMAL conquistaram medalhas em três modalidades. 

 

 

Os representantes da corporação alagoana – 2º Sargento R. Brandão, o 3º Sargento Lucas Café, o 3º Sargento Fellipe Lira e o 3º Sargento Tarso Santos – conquistaram diversas medalhas. O campeonato visa aprimorar o conhecimento técnico e promover a integração entre equipes de salvamento, com o intuito principal de reduzir o número de afogamentos no Brasil e na América do Sul, reunindo guarda-vidas de todo o país, além de equipes internacionais convidadas.

 

 

Na competição em duplas, Lucas Café e Fellipe Lira alcançaram a segunda colocação na prova de salvamento com tubo de resgate. Já na disputa por equipes, os dois se uniram a R. Brandão e Tarso Santos para garantir o terceiro lugar no revezamento 4x50m com uso de equipamento. Na competição individual, o 3º Sargento Fellipe Lira conquistou o terceiro lugar na prova de Run Swim Run, coroando a participação do CBMAL.

 

 

 

Durante a competição, os guarda-vidas ainda se destacaram em várias provas, mostrando grande habilidade, resistência e capacidade física, evidenciando a força do CBMAL tanto no desempenho individual quanto em equipe, e reforçando o potencial da corporação alagoana.

 

 

 

Além dos competidores, o simpósio também contou com a apresentação de dois artigos científicos desenvolvidos pelo 2º Sargento Heubert Guimarães: “Uso do Drone para Guiar Guarda-Vidas” e “Quando Intubar o Paciente Afogado?”. As pesquisas são voltadas para educação, prevenção, resgate e mitigação de afogamentos e incidentes aquáticos, contribuindo para o avanço das práticas de salvamento.