CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS SOCORRE DOIS HOMENS VíTIMAS DE CHOQUE ELéTRICO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

  • 13/11/24
  • 12:11

Um homem morreu e outro ficou ferido; vítimas são funcionários de concessionária de energia

Alessandra Lima*/ Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu a uma ocorrência de choque elétrico que deixou um morto e um ferido no município de Palmeira dos Índios, no agreste de Alagoas. As vítimas, funcionários de uma concessionária de energia, realizavam manutenção em um transformador no momento do acidente.

De acordo com informações preliminares, os dois funcionários realizavam a manutenção em um transformador localizado em um poste na avenida Alagoas, no bairro São Cristóvão, quando sofreram uma descarga elétrica.

Ao chegar ao local, as guarnições do CBMAL encontraram as duas vítimas: a primeira, um homem de 31 anos, com queimaduras e em parada cardiorrespiratória, enquanto a segunda vítima, um homem de 47 anos, apresentava escoriações e estava consciente. Ambos receberam atendimento pré-hospitalar e foram conduzidos em uma viatura de auto resgate à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios.

Durante o trajeto, as equipes de resgate realizaram manobras de reanimação com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e outras técnicas de salvamento. Contudo, o homem de 31 anos não apresentou sinais de recuperação e foi entregue aos cuidados das equipes médicas da unidade hospitalar, que confirmaram o óbito.

O CBMAL ressalta a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) específicos, como luvas isolantes, botas de borracha, capacetes e roupas de proteção contra arco elétrico, para a garantia da segurança dos profissionais que atuam na área.

O que fazer em caso de choque elétrico? 

Em situações que envolvam choques elétricos é fundamental agir de forma rápida e segura. Primeiro, não toque na vítima, pois se ela ainda estiver em contato com a fonte de eletricidade, você também pode ser eletrocutado. 

Se possível, desligue a fonte de eletricidade, isso cortará  a corrente elétrica que está causando o  choque. Para isso, desligue o disjuntor ou chave geral, caso não haja essa possibilidade, use um objeto não condutor como um pedaço de madeira, plástico ou borracha seca, para afastar a vítima do contato elétrico. 

Lembre-se de ligar imediatamente para o serviço de emergência como o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) pelo 192, para que a vítima receba atendimento especializado o quanto antes.

*Estagiária sob supervisão.