Dom José Francisco Falcão de Barros realizará a celebração eucaristica ás 10h, na Paróquia São José
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) receberá, na próxima segunda-feira (24), uma visita especial do bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil (OMB), Dom José Francisco Falcão de Barros. O encontro acontecerá no Quartel do Comando-Geral, localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
Na ocasião, Dom José Francisco celebrará a Santa Missa, às 10h, na Paróquia São José, localizada na Avenida Siqueira Campos, em frente ao Quartel do Comando-Geral. A celebração é aberta ao público interno e externo. O CBMAL convida todos os militares, seus familiares, amigos e cidadãos alagoanos a participarem desse momento de fé e união.
O bispo auxiliar do Ordinariado Militar atua em apoio ao bispo diocesano, responsável por conduzir a circunscrição eclesiástica militar. A visita, realizada anualmente pelo bispo auxiliar, tem como objetivo acompanhar de perto as atividades da instituição militar e fortalecer os vínculos pastorais com a corporação.
Conheça o bispo Dom José Francisco
Natural do município de Paulo Jacinto, em Alagoas, Dom José Francisco Falcão de Barros construiu uma trajetória admirável até chegar ao Ordinariado Militar do Brasil. Ele possui ampla formação acadêmica, como os cursos de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de ser mestre e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, Itália.
Com uma vida dedicada à fé, ele foi ordenado sacerdote em 18 de janeiro de 1991, em Palmeira dos Índios, por Dom Fernando Iório Rodrigues. Também atuou como pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, no mesmo município, entre 1991 e 2011, além de ter exercido o cargo de capelão da Polícia Militar de Alagoas.
Em 16 de fevereiro de 2011, ocorreu um grande marco em sua vida, quando ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo titular de Auguro e bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil. Sua ordenação episcopal ocorreu em 29 de abril de 2011, em Palmeira dos Índios, pelas mãos de Dom Dulcênio Fontes de Matos e tomou posse como bispo auxiliar no dia 1º de junho de 2011 e segue na função até os dias atuais.