CBMAL

BOMBEIROS RESGATAM DOIS BANHISTAS VíTIMAS DE AFOGAMENTO NA PRAIA DA SEREIA

  • 26/03/25
  • 10:03

Militares também atenderam ocorrência de criança perdida no mesmo instante

Igor Ferreira* - Ascom CBMAL

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou, no último domingo (23), dois casos de afogamento na Praia da Sereia, em Riacho Doce, litoral norte de Maceió. Três militares do posto de guarda-vidas do Mirante da Sereia atuaram nos resgates, garantindo a segurança das vítimas.

De acordo com o 2º sargento Ayslan, um dos bombeiros que atendeu a ocorrência, o primeiro resgate ocorreu às 13h45, quando um homem de 51 anos foi retirado do mar por dois guarda-vidas. Eles utilizaram boia de salvamento na abordagem e nadadeiras para sair da correnteza. Apenas dois minutos depois, outro homem, de 28 anos, também precisou ser resgatado. Ambas as vítimas apresentavam sinais de embriaguez.

O sargento Ayslan explicou que a Praia da Sereia possui uma vala (corrente de retorno) fixa próxima à estátua da sereia, além de valas instantâneas que se formam conforme a movimentação das águas. "Por incrível que pareça, a maioria dos afogamentos acontece justamente na parte da vala fixa, que sempre está bem sinalizada com placas alertando sobre o perigo. Além disso, realizamos prevenções verbais constantemente", ressaltou.

Além dos resgates, os militares também atenderam a uma ocorrência de criança perdida na praia. Uma menina de 5 anos foi encontrada por populares e levada ao posto de guarda-vidas, onde permaneceu sob cuidados dos bombeiros, enquanto outros militares localizaram a mãe e a conduziram ao local.

Dicas de prevenção

Para evitar incidentes como esses, o CBMAL orienta que banhistas respeitem as sinalizações e instruções dos guarda-vidas. Em áreas sem monitoramento, a recomendação é não ultrapassar a linha da cintura ao entrar no mar e, caso seja levado por uma correnteza, evitar nadar contra ela.

"Se cair numa vala, é fundamental manter a calma e nadar lateralmente até encontrar um banco de areia. Além disso, é importante evitar nadar em praias abertas, rios e locais desconhecidos, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e drogas antes de entrar na água. Em praias com guarda-vidas, busque orientação,  pois o CBMAL terá a maior satisfação em orientá-lo para curtir a praia em um local seguro", concluiu o sargento.

*Estagiário sob supervisão