CBMAL

ASCOM DO CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DA CELEBRAçãO DOS 40 ANOS DA SECOM

  • 12/05/25
  • 12:05

Celebração ocorreu no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, na última sexta-feira (9)

Alessandra Lima*/ Ascom CBMAL

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) participou da comemoração dos 40 anos da Secretaria de Comunicação Social (Secom), realizada na última sexta-feira (9). A celebração ocorreu no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, em Maceió, e contou com homenagens e muita emoção, em reconhecimento às quatro décadas de empenho e dedicação à disseminação de informações com ética e responsabilidade no estado.

Representando o CBMAL, estiveram presentes a assessora de comunicação, tenente-coronel Viviane Suzuki, e o 3º sargento Perciano, integrante da equipe de produção. Durante o evento, a história da secretaria foi relembrada e os ex-secretários foram homenageados.

A tenente-coronel Viviane Suzuki destacou a importância da Secom e a integração com o Corpo de Bombeiros. “A parceria entre o CBMAL e a Secom tem uma importância e relevância muito grandes. Isso porque foi criado um canal, uma visão institucional do Estado em relação às assessorias de comunicação, que se consolidou e permitiu a redução de arestas e distâncias, fazendo com que a comunicação alcance cada vez mais o público, não só o interno, no âmbito do governo, mas também o externo, em sua forma de se comunicar.”, destacou.

Na ocasião, o atual secretário de Comunicação, Wendel Palhares, destacou a Secom como uma referência nacional consolidada, fruto do empenho e do trabalho de inúmeros profissionais que integram todas as secretarias do estado.

Elevada à categoria de secretaria em 1985, a então Chefia de Imprensa, que tinha status de subsecretaria, passou a revolucionar e impactar ainda mais a comunicação em Alagoas. Ao longo de sua história, a Secom contou com 18 secretários, que contribuíram para a consolidação da comunicação como uma chave para a democracia, a transparência e a responsabilidade.

Atualmente, a secretaria conta com o apoio da tecnologia e investe cada vez mais no combate às fake news e na promoção da informação de forma consciente e responsável. Um exemplo disso é a plataforma Diana, ferramenta pioneira de inteligência artificial voltada à gestão de processos de publicidade governamental, lançada neste ano, que promete fortalecer e aprimorar ainda mais a comunicação institucional.

*Estagiária sob supervisão.