O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou no resgate de vítimas em duas ocorrências de desabamento, ocorridas no último sábado (24), em Maceió. Os casos ocorreram nos bairros do Jaraguá e Trapiche da Barra. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas e uma morreu.
O primeiro caso ocorreu no Estacionamento do Jaraguá, na tarde do sábado (24). De acordo com informações dos militares que atuaram na ocorrência, o galpão desabou por completo e atingiu quatro homens que trabalhavam próximo ao local no momento do incidente.
Tudo foi registrado pelas câmeras do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Uma equipe de proximidade do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que passava pelo local no momento do desabamento, iniciou o atendimento às vítimas até a chegada das guarnições do Corpo de Bombeiros.
Guarnições do CBMAL chegaram rapidamente ao local para socorrer as vítimas que foram atingidas pelos escombros. Três das vítimas sofreram ferimentos leves, e a quarta vítima ficou soterrada e sofreu fraturas graves.
Com a utilização de equipamentos e técnicas de resgate adequadas, realizando a estabilização e utilizando o desencarcerador para retirar as vítimas dos escombros, as vítimas foram resgatadas e conduzidas ao Hospital Geral do Estado (HGE) para atendimento médico especializado.
Ao todo, sete viaturas e 30 militares do CBMAL atuaram no resgate dos feridos. Infelizmente, a quarta vítima, que apresentava ferimentos graves em decorrência do incidente, faleceu na manhã desse domingo (25). As outras três seguem estáveis.
A ação contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defesa Civil. Como um dos postes de eletricidade foi atingido pela estrutura que desabou, equipes da Equatorial Energia também atuaram na ocorrência para garantir a segurança e restabelecer o fornecimento de energia. Guarnições da Polícia Militar prestaram apoio no isolamento da área e na organização do trânsito.
As causas do desabamento estão sendo investigadas.
Desabamento no Trapiche da Barra
Já na noite do sábado (24), parte do teto da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL), localizada na Rua Doutor Roberto Pontes de Lima, no bairro Trapiche da Barra, caiu devido às fortes chuvas que atingiram a região.
Segundo informações preliminares, parte do telhado da estrutura desabou durante uma cerimônia de casamento que ocorria no local. Na ocasião, três pessoas ficaram feridas. As vítimas sofreram ferimentos leves e receberam atendimento imediato por equipes do CBMAL. Cinco viaturas e 21 militares foram mobilizados para atuar na ocorrência.
As vítimas eram um homem de 54 anos com suspeita de fratura no braço direito e dores no dorso, e duas mulheres, de 38 e 53 anos, apresentando cervicalgia e dor na região occipital e a outra com edema na cabeça e dor no pescoço, respectivamente.
Após o resgate, as vítimas receberam atendimentos pré-hospitalares e foram conduzidas para o HGE para receberem atendimento médico.
Em nota, a ASSMAL informou que está apurando as causas do incidente. “Estamos tomando todas as medidas técnicas e estruturais cabíveis para apurar as causas do acidente e garantir que algo semelhante não volte a ocorrer. Contamos com a compreensão de todos e seguimos firmes no propósito de reconstruir com responsabilidade, transparência e cuidado”.
O CBMAL ressalta a importância de vistorias regulares em residências e pontos comerciais, que precisam estar em dia para garantir a segurança de todos. A instituição também reforça a importância de ficar atento a qualquer sinal ou risco de desabamento, como pingueiras e rachaduras.
*Estagiária, sob supervisão