Encontro reforça integração entre unidades e define metas para os próximos anos
Igor Ferreira* - Ascom CBMAL
Na manhã da última terça-feira (22), o auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi palco da 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Comandantes do Comando Operacional de Bombeiros (COB). Presidido pelo comandante operacional, Coronel Aluysio, o encontro reuniu os comandantes de todos os batalhões operacionais da corporação, além dos oficiais da Seção de Planejamento e Avaliação Operacional, Tenente-Coronel Leopardi e Major J. Alves.
O objetivo central da reunião foi promover o alinhamento de diretrizes estratégicas essenciais à execução do planejamento institucional de longo prazo. Entre os pontos discutidos, ganhou destaque a importância das visitas técnicas à Braskem/APELL como medida de fortalecimento da capacidade de resposta a emergências tecnológicas e industriais de grande porte.
Outro tema central foi a racionalização da distribuição do efetivo nas Unidades Bombeiro Militar (UBMs). A partir da classificação dos postos de bombeiros com base nos níveis de risco e na estrutura operacional, conforme o estabelecido na D.O.B. nº 06, foram definidos os parâmetros de efetivo mínimo e ideal tanto para unidades da capital quanto do interior.
A expansão dos postos de guarda-vidas, bem como a organização dos serviços de atendimento ao público — incluindo as atividades técnicas e demandas operacionais correlatas — também esteve na pauta do encontro.
Durante a reunião, foram reforçadas as diretrizes do Planejamento Estratégico 2025-2029, com destaque para a necessidade da elaboração do Plano Setorial do COB, que será desenvolvido de forma colaborativa entre todas as unidades operacionais.
A exposição das iniciativas previstas no novo ciclo de planejamento incluiu a ampliação da capacidade operacional, a modernização dos processos internos e a incorporação de novas tecnologias. O encontro evidenciou o fortalecimento da integração entre as unidades e o compromisso do CBMAL com a excelência no atendimento à população alagoana.
*Estagiário sob supervisão