Com a proximidade do inverno e o início do período chuvoso o número de ocorrências de deslizamento de barreiras aumenta no estado de Alagoas. Sendo assim, o canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está intensificando os treinamentos que envolvam esse tipo de ocorrência com os cães da corporação, Txuca e Scoob.
Segundo o Major BM Roberto Wanderley, chefe do canil do CBMAL, os cães já se encontram aptos para busca de pessoas soterradas caso ocorra um deslizamento de barreira: “eles já finalizaram os treinamentos dessa área, mas como estamos nos aproximando do período chuvoso, estamos intensificando para aperfeiçoar ainda mais as técnicas utilizadas”, disse.
Txuca e Scoob ainda finalizarão o treinamento para busca de cadáveres porque os treinadores ainda não conseguiram apresentar o cheiro do cadáver para os cães e eles estarão prontos para busca em matas, em cerca de quatro meses. O canil CBMAL já está funcionando e operacionalizado em estrutura montada no 2º SGBS localizado na Serraria e além do major Roberto, conta com o capitão Jorge Luiz, sargento Tertuliano, soldados Willienay, J. Alberto, Shirley, Cícero Daniel e Pitanga. Os militares concorrem a escala do canil e em caso de ocorrência estão aptos para levar os cães para atuar.
Os cães são estimulados diariamente e os treinamentos ocorrem uma vez na semana com três militares envolvidos e uma vez por mês com todos os integrantes do canil.