CBMAL

SEMANA DO BOMBEIRO: BOMBEIROS LEVAM ALEGRIA E SOLIDARIEDADE AOS PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITáRIO

  • 04/07/16
  • 08:07

Ação social teve parceria com o Projeto Sorriso de Plantão realizado aos sábados 
 

Em mais uma atividade alusiva à Semana do Bombeiro Militar, que acontece entre os dias 30 de junho e 7 de julho, diversos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizaram uma visita aos pacientes internados no Hospital Universitário, localizado no Tabuleiro dos Martins. A ação social, em parceria com o Projeto Sorriso de Plantão, aconteceu na tarde deste sábado (2).  

A programação foi iniciada com música aos pacientes da nefrologia, com apresentação do sargento Elizaubo, saxofonista da banda de música do CBMAL. Os pacientes, acostumados com o silêncio do ambiente hospitalar, foram surpreendidos com a ação e chegaram a pedir música para os bombeiros. Foi o caso da dona Josefa, de 61 anos, que enfrenta a hemodiálise por sofrer de insuficiência renal. 

"A gente está tão acostumada com o silêncio, que um dia diferente como esse traz alegria. Hoje teve até a presença de instrumento musical. Gostei de ver todo mundo cantando música e incentivando os  pacientes a cantarem também. Foi emocionante quando o bombeiro tocou a música do padre Fábio de Melo", disse dona Josefa. 

Em seguida, o ‘Trem da Alegria’  visitou a clínica médica, despertando olhares curiosos nos corredores. Para a dona Carla, que trabalha na área da limpeza do hospital, a alegria é contagiante. 

"É uma ‘bagunça’ saudável e divertida. É uma energia positiva das pessoas que fazem o projeto, que existe todo sábado, mas, hoje, pudemos presenciar a participação dos bombeiros", disse. 

Encerrando a visita na ala da pediatria, as crianças receberam das mãos dos bombeiros alguns presentes, entre carrinhos de bombeiro, jogo de damas, bonecas e toalhinhas personalizadas . Além de diversos militares voluntários, a ação social contou com a presença do subcomandante-geral da corporação, coronel Paulo Marques.

 

O PROJETO 

O projeto Sorriso de Plantão já tem 15 anos e é composto por estudantes de diversas áreas de saúde da Ufal e Uncisal e tem como objetivo diminuir a ociosidade da criança hospitalizada e o trauma causado dessa hospitalização, procurando criar oportunidades para que ela faça atividades próprias da infância. 

Aproximadamente, 80 membros fazem parte da equipe, coordenados pela enfermeira Maria Rosa da Silva, que falou da importância da parceria com os bombeiros no Dia Nacional do Bombeiro. 

"Muita criança sonha em ser bombeiro, porque eles são encarados como heróis por elas. Foi uma tarde diferente que, com certeza, vai ficar marcada na vida dessas crianças. Ao lembrarem o hospital, elas não terão apenas imagens de dor, mas de momentos de alegria e descontração, proporcionados por dias como esse", finalizou a enfermeira.


Últimas Notícias