Provas selecionarão bombeiros que representarão CBMAL na prova nacional, no Senabom
Por Stephany Domingos
O Grupamento de Salvamento Aquático realizará a seletiva para o “Sobrasa Rescue 2016”, campeonato nacional desta modalidade de salvamento que acontecerá no Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom – nos dias 09, 10 e 11 de novembro, em Florianópoles, Santa Catarina. Serão disponibilizadas quatro vagas para os bombeiros militares de Alagoas de acordo com o ranking geral da seletiva.
As inscrições para a seletiva durarão dois dias (19 e 20 de setembro). A prova foi dividida em dois dias, com competição no mar e na piscina. No dia 27 de setembro serão realizadas as provas do mar: Aquathlon (corrida 1km+ natação 1km + corrida 1km), salvamento com rescue tube (em dupla), salvamento com pranchão (em dupla) e corrida à nadadeira. O segundo dia será em 28 de setembro com a realização das provas de piscina: transporte do menequim por 50m e transporte do manequim com nadadeira por 100m. Já o congresso técnico será realizado no dia 23 de setembro com a presença de todos os inscritos.
O Congresso Técnico e as Provas de Piscina serão realizados no Clube da ASSOMAL, as provas de Praia/Mar serão realizadas na Praia do Francês. O resultado será divulgado no dia 30 de setembro e os militares devem se inscrever nas categorias de acordo com a idade. Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição (neste link) e encaminhar através do email lifesavingal@gmail.com, respeitando a data de inscrição divulgada nesta nota.
Texto do SOLDADO R. BRANDÃO:
Para acessar o regulamento da prova acesse o BGO que sairá hoje, 12 de setembro.
Você já parou pra pensar porque somos Guarda-Vidas e não Salva-Vidas?
Temos a cultura do GV como herói, como aquele que tira o afogado lá de trás da arrebentação.
Vibramos com a ocorrência, narramos a todos aquele salvamento que efetuamos, voltamos para casa orgulhosos daquele dia de trabalho.
Mas e a prevenção? Ela não é digna também, de tamanha vibração?
Sabia que para as estatísticas, o GSA tem um número muito pequeno de ocorrência. O que para quem não entende, pode achar que os GVs não fazem nada na praia.
Fica então valendo aquela máxima "Trabalho de GV é ir para praia curtir o sol, tomar água de côco"?
Não!
Na verdade não ter ocorrência pode significar justamente o contrário, pode significar que o Guarda-Vidas trabalhou muito.
Um domingo, uma praia lotada de banhistas, uma maré de ressaca. E ao final do dia nenhuma ocorrência. Não significa que o GV não trabalhou, significa que o Guarda-Vidas trabalhou muito. Foi feita muita prevenção, foi pé na areia e apito na boca.
Chegou a hora de termos a certeza que "Prevenir é Salvar!"
Quando assim pensarmos nós. Poderemos disseminar essa idéia, e assim mudar a visão que alguns, ou muitos, tem do Guarda-Vidas.
E aí companheiro, ontem foi domingo. Quantas vidas você salvou?!
E hoje, já abordou alguém? Já sinalizou a praia?
Chegou a hora. Não deixe pra depois.
"Entre a vida e morte, o GUARDA-VIDAS faz a diferença!"
E lembre-se
"PREVENIR É SALVAR!"
_R. Brandão_