O Centro de Assistência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, instituído na Lei de Organização Básica vigente, é caracterizado por se tratar de um órgão de apoio do sistema de recursos humanos. Está incumbido do suporte ao sistema de atendimento pré-hospitalar, do estudo, planejamento, a supervisão, a execução e o controle das atividades de assistência médica, odontológica, farmacêutica, sanitária, religiosa e de assistência social aos Bombeiros Militares e seus dependentes. Sua estrutura é composta por:
I – Chefia;
II – Subchefia;
III – Junta de Inspeção de Saúde;
IV – Serviço de Clínica Médica e Atendimento Ambulatorial;
V – Serviço Odontológico;
VI – Serviço de Enfermaria;
VII – Serviço de Farmácia;
VIII – Serviço de Capelania;
IX – Serviço de Assistência Psicossocial;
X – Serviço de Administração.
Além das funções supracitadas, caberá a este órgão realizar: projetos e atividades educacionais na área da saúde; as Juntas de Inspeção de Saúde, ato médico obrigatório para a concessão das Licenças; as Inspeções de Saúde para diversos fins; os Inquéritos Sanitários de Origem, além de acompanhamento médico nos Testes de Aptidão Física.
Atualmente, O Centro de Assistência dispõe de um quadro composto por 13 médicos, 03 enfermeiras, 03 dentistas e 01 capelão. Este efetivo atendende as necessidades de, em média, 1800 militares e e cerca de 7.000 dependentes. São disponibilizados atendimentos nas seguintes especialidades médicas: Clínica médica, Cardiogia, Oftalmologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia e Pediatria. Além das atividades médicas, são realizados também atendimentos de enfermagem, atendimentos odontológicos e apoio emocional aos militares.