No dia 23 de outubro de 1982, foi instalada na cidade de Arapiraca, a Seção de Combate a Incêndio Isolada, com o efetivo previsto de cinqüenta e dois homens, o existente era de vinte comandados pelo então 2º Ten PM Antônio Campos de Almeida. Em 1987, passou a Subgrupamento de Incêndio. Com a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar no dia 26 de maio de 1993, mudou o nome para 2º Grupamento de Incêndio. Com a aprovação do novo Organograma Geral, tornou-se 1º GBM (1º Grupamento de Bombeiros Militar) contando com o efetivo previsto de duzentos e sessenta e quatro homens. Atualmente só existem setenta e seis BMs.
No mês de novembro de 1997, no Comando do Ten Cel BM Jadson José dos Santos, foi devolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar ao 1º GBM a casa da Vila dos Oficiais e o prédio anexo que era ocupado pelo Batalhão da Polícia de Choque. Este anexo foi reformado e inaugurado no dia 24 de julho de 1998. No dia 23 de fevereiro de 1999, o então Governador do Estado de Alagoas, Ronaldo Lessa, fez a entrega oficial da Viatura de Resgate n.º 01 importante passo nos serviços de primeiros socorros da região agreste.
Atualmente, na parte operacional, o 7º GBM faz serviço preventivo no Comércio da Cidade de Arapiraca, exigindo o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico.