CBMAL

GRUPAMENTO DE SALVAMENTO AQUÁTICO

Em 29 de dezembro de 1975, Lei n.º 3.541 deu nova organização básica à Polícia Militar de Alagoas e, consequentemente, ao Corpo de Bombeiros, reorganizando seu quadro e aumentando seu efetivo, obedecendo assim às novas diretrizes da Inspetoria Geral das Polícias Militares: “Art. 48. As Unidades Operacionais serão constituídas de: c) Grupamentos de Busca e Salvamentos (GBS): Unidades diretamente subordinadas ao Comando do Corpo de Bombeiros, incumbidas de missões de busca e salvamento.”

No dia 20 de julho de 1993, a Lei n.º 5.522 deu nova nomenclatura ao então Subgrupamento de Busca e Salvamento, passando a chamar-se Grupamento de Busca e Salvamento. No dia 07 de agosto de 1994, o GBS transferiu-se para o antigo prédio do Grupo Carlos Lyra, pertencente à então SALGEMA, situado na Avenida Assis Chateaubriand, s/n, Pontal da Barra.

O Comandante Geral do CBMAL era o Cel BM Manuel Marques. O primeiro Comandante do GBS nesta nova fase foi na época o Maj. BM José de Oliveira. No dia 01 de Outubro de 1991, teve início no GBS o 1º Curso de Operações de Busca e Resgate em ambiente subaquáticos com a participação de dez oficiais e sete praças A guarnição de Salvamento Terrestre continuou, a princípio, no Quartel do Comando Geral para efeito de serviço e cumprindo expediente já na nova sede.

Em 1994, no comando do então Maj. BM Paulo César Sales de Santana, foram efetuadas as compras de dois Bugres e a doação de um JetSky. No dia 08 de agosto de 1995, foi adquirida a viatura C-20, veículo para o serviço das guarnições terrestres. Em 05 de fevereiro de 1999, no comando do então Major BM Jair Cordeiro de Melo, a guarnição retorna efetivamente para o GBS. Aos 23 de setembro de 1999, teve início no Grupamento de Busca e Salvamento o segundo Curso de Operações de Busca e Resgate em Ambiente Subaquáticos, que teve a participação de cinco oficiais e duas praças.

Últimas Notícias

Endereço

  • AV. DR. ANTÔNIO GOUVEIA, S/N, PAJUÇARA, MACEIÓ/AL

Funcionamento Administrativo

  • Segunda-Quarta-Sexta: 9:00 - 13:00
  • Terça-Quinta: 7:00 - 13:00
  • Sábado-Domingo: Fechado

Contatos