CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS APRESENTA SISTEMA QUE GERA CERTIDãO E ACOMPANHA OCORRêNCIAS EM TEMPO REAL

  • 05/09/17
  • 13:09

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através da sua Superintendência de Tecnologia, Informação e Comunicação (STIC) apresentou, na manhã desta terça-feira, 05, o mais novo Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO) da corporação, o Fênix, em homenagem ao brasão do CBMAL. O projeto está repleto de novidades e veio para facilitar e estreitar os laços entre Corpo de Bombeiros, imprensa e sociedade.

O capitão José Tenório Barros foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto que junto com sua equipe pensou e criou o Fênix em prol dos bombeiros e da sociedade alagoana. Nesta manhã, Barros ficou com a incumbência de apresentar o sistema na coletiva. E dentre as funcionalidades do SGO, acompanhar as ocorrências em tempo real e gerar certidões de ocorrências foram os pontos amplamente discutidos na coletiva.

Para o comandante geral, coronel Adriano Amaral, o sistema veio para facilitar a vida de todos e para fazer o CBMAL sair à frente em mais um sistema pioneiro a nível Norte e Nordeste: “Com o Fênix nós podemos monitorar as ocorrências não só em tempo real, mas nas últimas 24 horas. Todos que acessarem o site do Corpo de Bombeiros poderão saber o local, qual o tipo, quais viaturas empregadas e o resumo básico da ocorrência. E se para nós isso é excelente, para a imprensa alagoana que precisa das informações com celeridade, será ainda melhor”, disse o comandante.

O comandante ainda completou parabenizando a STIC não só pelo Fênix, mas por todos os sistemas que desenvolveu no decorrer dos anos, como é o caso do SAPS (sistema de acompanhamento de processos de segurança), o DOC BM (sistema de gerenciamento de documentos), dentre outros, que facilitam diariamente o trabalho na corporação e são referências e destaques a nível nacional.

Ocorrências em tempo real

As ocorrências em tempo real poderão ser acessadas por todos através do site do Corpo de Bombeiros. Já na página inicial será possível acessar esse campo específico. Nele aparecerão as ocorrências em andamento naquele exato momento de acesso. “Assim que uma ocorrência entra em nossa Central e que há o despacho da viatura e da guarnição para atendimento, os dados básicos da ocorrência, como tipo, local, viaturas empregadas, horário e um curto resumo já podem ser visualizados”, explicou o capitão Barros, gestor do sistema.

Além disso, ficam disponíveis todas as ocorrências das últimas 24 horas contadas a partir do horário de acesso. Para o repórter Batista Filho, da TV Ponta Verde, que esteve presente na coletiva, é uma iniciativa que sem dúvida facilitará muito o trabalho da imprensa: “acompanhando em tempo real, chegaremos mais rápido nas ocorrências e levaremos mais informação para a sociedade. Todos nós ganhamos e por isso gostaria de agradecer em nome de todos os meus companheiros jornalistas”, disse.

Certidões de ocorrências

Além de poder acompanhar as ocorrências em tempo real, também já está disponível o recurso de gerar as certidão de ocorrência de forma online.  Nesta situação, as pessoas que foram vítimas em acidentes, por exemplo, e que foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros poderão emitir a certidão para dar entrada no seguro DPVAT pelo próprio site do CBMAL. Ou, no caso dos veículos, para emitir uma certidão que será usada para dar entrada no seguro veicular.

Na página inicial, basta clicar no link Certidão de Ocorrências, depois em gerar certidão e escolher qual o tipo: Vítima, Veículos e Outros. É necessário colocar a data da ocorrência, escolher a pessoa pelo primeiro nome e três primeiros dígitos do RG ou CPF, no caso de vítimas, ou pelas letras e marca do carro, no caso de veículos, e clicar em gerar. Em casos que não se enquadre nos dois tipos mencionados, existe o campo outros que é de preenchimento manual.

“Todos saem ganhando: CBMAL e sociedade e nós estamos mostrando que usamos a tecnologia em prol de melhorar e estreitar os laços e a qualidade do serviço”, finalizou o capitão Barros.