CBMAL

ESCOTEIROS DO FOGO CHARLIE BRAVO ZERO PARTICIPAM DA MUTCOM NACIONAL

  • 20/09/17
  • 11:09

Os Escoteiros do Fogo participaram do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom 2017), onde foram desenvolvidas atividades em prol do desenvolvimento sustentável. As atividades envolveram cerca de 55 crianças durante os dia 02 e 16 de setembro e o ponto alto foi a inclusão no auxílio ao mutirão comunitário do dia mundial de limpeza das praias da ONU.

O MutCom é uma oportunidade de oferecer aos  escoteiros atividades para  estimular seu envolvimento com a comunidade. O objetivo é promover a formação do indivíduo que será ativo na sociedade. Esse ano, em sua 19º edição, foram realizadas coletas de óleo para reciclagem e de potes de vidro para doar ao banco de leite, além da produção de vlogs explicando e praticando ações sustentáveis.

 

A programação do sábado (16) iniciou-se pela manhã no quartel do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), na praia, onde os escoteiros hastearam a bandeira. Então os menores foram ao cinema, e logo após houve um fórum de discussão sobre sustentabilidade com o professor Evandro Coelho, do SESI. Posteriormente aconteceram aulas sobre escotismo e em seguida uma oficina de sabonagem utilizando o óleo que foi recolhido. Por fim, as crianças se reuniram ao instituto Biota na limpeza da praia.

Segundo a mensagem divulgada pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) sobre o MutCom, é oferecida aprendizagem por meio da ação. Os jovens que praticam Escotismo adquirem conhecimentos, habilidades e valores a partir das experiências que vivem por meio das atividades que participam. “Nossa maneira de concorrer para o êxito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [da ONU] é criando oportunidades para que os jovens adquiram, pela vivência, as competências que lhes permitam participar da edificação do mundo que queremos construir.”, declara.

 

 “Escoteiro vence desafios, então vocês tem que arrumar soluções junto à comunidade que lhe rodeia”, disse o Major Rômulo Guedes, coordenador do projeto Escoteiros do Fogo, diante de alguns empecilhos que surgiram durante a realização das atividades propostas. No entanto, todas as dificuldades foram superadas.

No próximo sábado (23) haverá a programação rotineira dos Escoteiros de Fogo no GBS onde será trabalhado o escotismo, preparando as crianças para o Acantonamento, um dia inteiro com jogos, canções, cerimônias, filmes e outras atividades que acontecerá em novembro.

 

Por Jade Katlen - estagiária de Jornalismo CBMAL


Últimas Notícias