BOMBEIRAS ALAGOANAS APRESENTARAM ASPECTOS DE GêNERO E CARREIRA EM PALESTRAS NO SENABOM 2017

• 13/11/17

A bombeira militar e a mulher dentro de suas corporações foi um tema que se destacou entre os painéis

O Senabom 2017 foi marcado por diversos painéis que trataram sobre questões de gênero, principalmente sobre a bombeira militar nos contextos de saúde, operacional, físico, psicológico, entre outros.

Entre os temas apresentados nas palestras estavam "Bombeiras Militares: quem são e quais seus desafios", "A atuação das mulheres na área operacional" e "Sou bombeira e sou mulher: processo de trabalho e os aspectos de saúde ligados a profissão".

Dentro dessa temática, duas bombeiras militares alagoanas, tenente coronel Camila Paiva e major Elaine Monteiro estiveram no evento compartilhando experiências e estudos e levando ao público presente, mais conhecimento e questionamentos dentro desses temas.

As oficiais são membros do comitê nacional de bombeiras militares e estão desenvolvendo um importante trabalho em busca de equidade de gênero e de melhores condições de tratamento e trabalho para as bombeiras militares em todo o Brasil.

AS PALESTRAS

A tenente coronel Camila apresentou sua palestra no primeiro dia de seminário no painel "Bombeiras Militares: quem são e quais seus desafios". Esta palestra, que já foi apresentada a primeira vez no encontro nacional de bombeiras realizado em março em Maceió, já foi apresentada também no I Encontro Estadual de Bombeiras do Rio Grande do Sul ocorrido em outubro.

Ela se sente muito feliz em poder compartilhar suas experiências pessoais com outras pessoas e mostrar que ser bombeira e ser mulher traz desafios que podem ser superados com força, luta e determinação sem perder a alegria e a feminilidade.

No painel "Sou bombeira e sou mulher: processo de trabalho e os aspectos de saúde ligados a profissão" a major Elaine Monteiro apresentou aos presentes as diferenças e particularidades fisiológicas básicas entre a mulher e o homem e o que isso influencia no desempenho de suas funções laborais dentro do Corpo de Bombeiros.

Ela apontou, por exemplo, que a mulher tem uma menor capacidade pulmonar e torácica e com isso menor capacidade para transporte de oxigênio fazendo com que o seu desempenho para atividades operacionais que envolvam resposta cardiopulmonar seja de 6% a 15% menor do que os homens.

A oficial ressaltou que como o ingresso feminino foi tardio nos Corpos de Bombeiros ainda enfrenta-se um ambiente com desenvolvimento tecnológico, seja de equipamentos ou recursos materiais, pensado em um único tipo de força.

“Atualmente o público feminino não tem recursos apropriados a sua estrutura física para desenvolver seu trabalho de forma adequada. Somos bombeiras e somos mulheres e por sermos mulheres temos que ser vistas como tal. Não como seres fracos e frágeis e sim como seres que são fisiologicamente diferentes e que precisam ser vistos dessa forma. Um uniforme que se adapte melhor a forma do nosso corpo, por exemplo, faz a diferença na motivação dessa mulher e na prestação de seu serviço", explicou a major.

Ao final de sua palestra ela citou Suzan Pinker: "Tomar um sexo como padrão e impor ao outro igualdade de comportamento contribuem para a discriminação e desrespeita a liberdade individual", afinal, "a busca é por equidade", enfatizou.

REUNIÃO DO COMITÊ NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES

No primeiro dia de evento também ocorreu a reunião do Comitê Nacional de Bombeiras Militares. Na ocasião, as militares representantes de cada estado conversaram sobre o estatuto e discutiram alguns dos eixos que fazem parte dos estudos.

De forma geral, a criação e ações do Comitê Nacional de Mulheres, formado recentemente, foram referenciadas nos painéis. Com cinco eixos de atuação: legislação, ensino e instrução, estrutura física e qualidade do treinamento físico, da saúde e da qualidade de vida, o comitê foi visto como um grande avanço para a mulher bombeira.

II ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES

Durante o Senabom foi divulgado também o II Encontro Nacional de Bombeiras Militares que ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de março de 2018 em Recife, Pernambuco.

As inscrições já estão disponíveis e podem ser realizadas através do site https://www.sympla.com.br/ii-encontro-nacional-de-bombeiras-militares__194501