Corporação apresenta os dados estatísticos acerca das atividades realizadas pelos bombeiros militares nos três primeiros meses de 2020
Por cabo Figueiredo
"Vidas alheias e riquezas a salvar!" Com esta missão, mais uma vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas intensificou suas ações desde o primeiro dia do ano de 2020. Seus militares atuaram massivamente em ações preventivas nas praias do litoral norte e sul, realizaram visitas técnicas e vistorias em estabelecimentos e edificações para que se adequacem às normas de segurança de imóveis, foram empregados nas atividades da Operação Verão e Operação Carnaval, realizaram campanhas preventivas e entrevistas nos principais veículos de comunicação do estado, alertando e conscientizando a população para evitar situações de risco, além de atuarem em diversas ocorrências de resgate, salvamento e incêndio, totalizando 3.722 ocorrências atendidas.
Com o fim do primeiro trimestre do ano, a Corporação apresenta um balanço geral das atividades realizadas, distribuídas por região e tipos de ocorrências:
Ocorrências por região:
Região Metropolitana: 2275 ocorrências
Arapiraca (7° GBM): 525 ocorrências
Santana do Ipanema (9°GBM): 262 ocorrências
Maragogi (2°GBM): 234 ocorrências
União dos Palmares (3°GBM): 170 ocorrências
Penedo (6°GBM): 116 ocorrências
Ocorrências por tipo:
Resgate/APH: 1286 ocorrências
Atividades Comunitárias: 1212 ocorrências
Busca e Salvamento: 767 ocorrências
Incêndio: 438 ocorrências
Produtos Perigosos: 19 ocorrências
Vale destacar que as atividades comunitárias são aquelas em que o Corpo de Bombeiros Militar oferece apoio e realiza prevenção. Essas atividades totalizaram 1212 no primeiro trimestre, subdividindo-se nas áreas de incêndio (100), resgate/APH (202), salvamento em altura (2), salvamento terrestre (112), salvamento aquático (643), outra natureza (153).
Ações estão sendo implementadas já para o próximo trimestre, visando a qualificação da tropa, melhorias nas unidades operacionais e acordos com municípios para instalação de novos quartéis em regiões estratégicas.
Ressalta-se ainda que o comandante geral, frequentemente, reúne-se com os comandantes de unidade e os superintendentes para monitoramento da execução das atividades realizadas e para o planejamento das próximas ações.