CBMAL

“SOCORRO, MEU BEBê NãO ESTá RESPIRANDO”: BEBê DE APENAS 3 MESES ENGASGA E é SALVO POR INSTRUçãO VIA LIGAçãO DE EMERGêNCIA

  • 16/02/22
  • 12:02

 
por Yasmin Evangelista
 

Na tarde da última terça-feira (15), por volta das 13hrs, a bombeira militar Cabo Aline Paula estava de plantão no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP) quando recebeu uma solicitação de ligação pelo canal de emergência 193.   

 

A militar afirma que a mãe da bebê, Erica Machado,  informou que a bebê dela estava roxa e que não estava conseguindo respirar. Prontamente, a Cabo Aline passou as devidas orientações que deveriam ser seguidas. “Solicitei que ela abrisse a boca da criança para saber o que poderia estar obstruindo, tentei falar da forma mais fácil para ela entender, começar sequências de tapotagem, em seguida pedi para ela olhar novamente se ainda havia algo obstruindo as vias aéreas, como não houve evolução, pedi para fazer compressão na região torácica na pequena Maria Alice”, relata a Cabo.

 

Enquanto a Cabo Aline passava as instruções, solicitou o endereço e a Sargento Simone pegou os dados do endereço e acionou a viatura, que teve um breve tempo de resposta chegando ao local em 10 minutos; enquanto a viatura se deslocava ao local, a Cabo Aline continuou na chamada tranquilizando os familiares e passando as devidas instruções.

 

Emocionada, a CB Aline Paula relembra a conversa com Erica Machado. “Perguntei o nome da bebê e falei que o anjo da guarda da criança é forte e trabalhador, escutar o choro da criança foi uma alegria em conseguir realizar meu trabalho com a sensação de dever cumprido, eu tenho 15 anos de profissão, e sempre temos que estar atualizados e prontos para qualquer intercorrências”, finaliza.

 

Para a mãe da pequena Maria Alice, era mais um dia normal até o momento em que percebeu que a bebê estava com um comportamento estranho. “Eu a coloquei no carrinho de bebê e pouco tempo depois percebi que ela estava engasgada, meu esposo imediatamente fez a ligação de emergência; a Cabo foi essencial para o salvamento porque ela me ensinou os movimentos que eu precisava fazer na Maria Alice, além da assistência que ela me deu ao me tranquilizar”, relata.

 

Erica Machado ainda conta que identificou os movimentos pois já havia visto em entrevistas realizadas por militares do CBMAL. “Recentemente, vi na TV alguns militares dando dicas de como proceder em caso de engasgo”.

 

 

Por meio de live realizada no Instagram, mãe e militar se encontram e conversam sobre o ocorrido. “Foi de suma importância o atendimento, em especial a Cabo Aline que prestou a assistência, não me deixando sozinha e me tranquilizando a todo momento”, relata emocionada Erica.

 

Apesar do susto, Maria Alice está bem. 

 

Uma situação típica que demonstra a fundamental importância da triagem pela central de atendimento, pela execução e cumprimento de cada etapa da cadeia de atendimento.

 

O salvamento inicia desde que você liga 193 e escuta a voz: “Bombeiros Emergência…”

 

A todos que compõem o quadro da Central de Atendimento do CBMAL, hoje em especial a Cabo Aline Paula, nossa gratidão e nossa honra em trabalhar ao lado de profissionais abnegados e capacitados na arte de salvar vidas!

 

Seguiremos honrando nossa missão.