CBMAL

APLICATIVO SALVE MARIA CHEGA EM ALAGOAS PARA AUXILIAR NO COMBATE à VIOLêNCIA DOMéSTICA

  • 30/03/22
  • 11:03

A Secretaria de Estado de Segurança Pública - SSP/PI, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Governo do Estado do Piauí, da Agência de Tecnologia da Informação – ATI/PI e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos - Semudh; anunciou a chegada do aplicativo Salve Maria em Alagoas como mais uma ferramenta para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. 

 

O aplicativo conta com uma interface interativa, de fácil utilização, que permite a vítima acionar os mecanismos de defesa em casos de violência contra a mulher. Por meio deste serviço, a polícia pode ser acionada com a opção “botão do pânico”, além de também ser possível o envio de denúncias anônimas sobre agressões (físicas, morais ou psicológicas), com detalhamento de informações, fotos e vídeos.

 

 

A novidade é que o aplicativo disponibilizará informações sobre os órgãos e instituições que formam a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em todo o Estado, caso a vítima queira ir pessoalmente buscar ajuda específica de acordo com sua situação. Além disso, todas as denúncias, anônimas ou não, serão direcionadas para a equipe da Semudh para análise dos dados, tratamento das informações e posterior contato direto com a vítima, para orientações e direcionamentos para a Rede, tanto na capital como no interior.

“Sabemos que o ciclo da violência contra a mulher é difícil de ser quebrado, mas quando unimos forças em busca de um propósito, tudo é possível. E assim, ao fortalecermos a rede de atendimento à mulher, firmamos o objetivo em comum de minimizar os índices de violência doméstica no Estado, também fortaleceremos cada cidadã que precisa do nosso apoio para transformar a sua vida”, reforçou a secretária da Semudh, Maria Silva. 

 

Na ocasião, esteve presente a Major BM Simone para acompanhar o lançamento do aplicativo.

* Colaboração Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh)