CBMAL

BOMBEIRO E SAúDE: NOVEMBRO AZUL - A IMPORTâNCIA DA PREVENçãO PARA DIAGNóSTICO PRECOCE DE DOENçAS QUE ATINGEM O HOMEM

  • 17/11/15
  • 09:11

No Brasil e no mundo,  novembro fixou-se como um mês voltado para a saúde do homem, o “Novembro Azul”, movimento que teve origem em 2003, na Austrália. Seguiu-se então um conjunto de estratégias para conscientizar o homem sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. Nesse texto, será destacado o câncer de próstata.

 

INCIDÊNCIA E MORTALIDADE

O câncer da próstata é o sexto tumor mais incidente no mundo e o primeiro no Brasil. Isso faz com que este seja o segundo tumor mais diagnosticado no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele. Isto se deve aos seguintes fatores: melhor qualidade de informação; aumento na expectativa de vida; e meios e métodos para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

DIAGNÓSTICO

Começa se a investigação aos 45 anos de idade, caso haja relatos de câncer de próstata em parentes em primeiro grau (pai e irmão) ou se houver história  de câncer de próstata. Começa-se aos 50 anos de idade para a população masculina de uma forma geral. É importante lembrar que os homens negros têm mais riscos de desenvolver a doença mais cedo, se comparados aos homens caucasianos.

 

SINTOMAS

O câncer da próstata é silencioso. No início, na maioria dos casos, não há qualquer sinal ou sintoma. Quando há, se assemelham ao crescimento benigno da próstata, tal como urinar mais vezes a noite, dificuldade para esvaziar a bexiga e desconforto ao urinar.

 

PREVENÇÃO

Viver é bom não é? E então na maioria das vezes  os homens fazem piadinhas com o exame de toque retal, não é isso? É, mas esse pensamento pode custar a vida, então, vamos dar 5 dicas para salvar a sua vida:

 

» Realizar o exame de próstata e o toque retal aos 45 anos, caso tenha histórico familiar de câncer de próstata;

» Caso não tenha histórico na família, o homem deve fazer os mesmos exames aos 50 anos;

» O exame de toque retal é simples e rápido, dura apenas 15 segundos e não dói;

» Tenha hábitos saudáveis, incorporados no dia a dia, dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, atividade física regular e adequada, além de evitar ingestão de bebidas alcoólicas e o cigarro.

» Caso tenha dúvidas, converse com alguém que confia, você vai se sentir mais aliviado e seguro em sua visita ao profissional médico especializado.

 

CAP. QOBM/S Gerson, Oficial Médico Urologista da Superintendência de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

 


Últimas Notícias