Cerimônia de encerramento do curso foi realizada nesta segunda-feira (7)
Alessandra Lima/ Ascom CBMAL( sob supervisão)
O Corpo de Bombeiros MIlitar de Alagoas (CBMAL) formou, na manhã desta segunda-feira (7), 23 novos abordadores no Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS). O objetivo do curso é capacitar os profissionais para agirem de forma estratégica e empática em casos de saúde psíquica que coloquem em risco a integridade da vítima.
A cerimônia de encerramento do curso foi realizada no auditório do quartel de comando geral do CBMAL, o momento marcante coroou a formação dos profissionais que participaram da capacitação. Entre os formados estão incluídos diversos membros da corporação como soldados, cabos, sargentos, um capitão e um major, além de um policial militar e uma profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O CATTS teve sua primeira edição em 2018 em decorrência da crescente demanda por atendimentos especializados em casos que envolvam atitudes autodestrutivas.
A terceira edição do curso, realizado de forma semipresencial, foi iniciada no dia 23 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo, com carga horária de 80 horas e duração de duas semanas. Na primeira semana, as aulas foram realizadas em formato online, já a partir do dia 30, a capacitação presencial foi iniciada e contou com intensas aulas práticas e simulações de atendimentos em ocorrências envolvendo tentativas de suicidio.
No periodo, os alunos também precisaram acompanhar disciplinas para o aprofundamento e fixação de conteúdo, como introdução ao estudo do suicídio, aspectos legais, noções de transtornos mentais, abordagem de dissuasão e muito mais. A metodologia do curso tem como base a abordagem humanizada que busca entender e acolher as pessoas que estão passando por algum sofrimento ou por um momento difícil de maneira compreensiva e ao mesmo tempo estratégica utilizando as técnicas que a deixem em segurança.
A coordenadora do CATTS, Capitã Débora, ressaltou que a aprendizagem de táticas sobre como manter um diálogo empático podem ajudar a pessoa a entender que existem outras alternativas, ademais, ella ainda destacou o empenho dos profissionais do CBMAL para a realização do curso.
“Nós tivemos inúmeros instrutores que tiveram um papel fundamental na realização do curso. A parte presencial tem muitas oficinas práticas, então exige muito da colaboração dos militares que já eram formados, dos instrutores, que aí se dedicaram uma semana inteira, um período integral até que a missão fosse realmente cumprida, para agregar na formação desses novos abordadores. Agora, nós estamos entregando profissionais especializados que vão prestar um serviço de maior qualidade para a população.”, enfatizou a coordenadora.
Já o Sargento Fábio Moura, que é um dos alunos formados, destacou a importância da capacitação para a aprendizagem de estratégias e através da abordagem humanizada para sua formação pessoal e profissional.
“O curso é intenso e traz muitos benefícios, não apenas para nós enquanto profissionais, mas para a sociedade como um todo. É muito importante saber como agir e o que fazer nessas situações para realizar o atendimento em futuras ocorrências da melhor forma possível. Para isso, tivemos um treinamento muito completo onde fomos muito bem capacitados. Foi uma experiência muito gratificante e me senti honrado em participar.”, concluiu o sargento.