CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA AULA INAUGURAL DA SEGUNDA TURMA DO COARP

  • 14/10/24
  • 12:10

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural da segunda turma do COARP

Curso tem duração de duas semanas e possui o objetivo  de capacitar militares para a utilização dos drones

Alessandra Lima*/Ascom CBMAL (sob supervisão)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã desta segunda-feira (14), a aula inaugural do Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP). A cerimônia de abertura ocorreu no hangar do Comando de Aviação do Estado(Comave), no município de Marechal Deodoro. A formação tem o intuito de capacitar militares da corporação para realizarem a utilização dos equipamentos tecnológicos para auxiliar nas ações operacionais.

 

Na primeira edição do curso, realizada em 2023, foram capacitados 30 militares que atualmente atuam com os equipamentos. Essa é a segunda turma em formação, que contará com a participação de 15 alunos e será realizada no período de duas semanas. A primeira semana é composta por conhecimentos teóricos que abordam aspectos técnicos como a teoria do voo, a meteorologia aplicada e a legislação aeronáutica e na segunda semana de curso, os alunos passarão por revisão e terão aulas práticas de voo. Após a conclusão, o CBMAL terá ao todo, 45 militares capacitados para utilizar os equipamentos tecnológicos nas mais variadas áreas.

 

 

As Aeronaves Remotamente Pilotadas, conhecidas popularmente como “Drones”, já se consolidaram como uma importante ferramenta de apoio técnico às guarnições do CBMAL, pois podem ser utilizados pela corporação para detectar focos de incêndios, localizar desaparecidos, auxiliar em resgates e em outras atividades. 

Com o auxílio de alto-falantes de alta potência acoplados nos drones, os guarda-vidas monitoram as praias alagoanas e identificam de forma ágil e eficaz pessoas em possíveis condições de perigo, dessa forma, inúmeros afogamentos já foram evitados. Além disso, os drones equipados com câmeras térmicas são extremamente eficazes na busca por vítimas e no monitoramento de grandes incêndios, pois se baseiam na variação de temperatura que destaca as áreas quentes, facilitando decisões mais precisas por parte dos militares envolvidos na operação.

 Entretanto, as novidades não param por aí, em breve, essa tecnologia será ainda mais avançada, com a integração de três codificadores de vídeo que irão permitir a transmissão das imagens captadas pelo drone em tempo real para um local remoto. Desse modo, futuros desastres ou ocorrências de grande escala poderão ser gerenciados à distância, com imagens transmitidas ao vivo. Com o intuito de expandir ainda mais o uso desses instrumentos, a Diretoria de Ensino tem a pretensão de realizar ainda esse ano, outras edições do curso que irão abordar as guarnições do batalhão aquático e da perícia de incêndio em Alagoas.

Durante a aula inaugural, o Comandante do Comando de Aviação do Estado de Alagoas (Comave), o Tenente Coronel PM Mota e o Coordenador do Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP),  o Major Cristian Boes, deram alguns detalhes sobre a realização da formação. 

O coordenador do COARP explicou a metodologia e como ocorrerá a formação dos militares. “O projeto pedagógico do curso foi pensado na questão de competência para operar uma RPA nas situações de ocorrência do corpo de bombeiros. Então, nesse projeto pedagógico, nós focamos em conhecimentos, habilidades e atitudes, principalmente para aquisição de responsabilidade nesse senso de segurança que os senhores deverão ter na operação das aeronaves remotamente pilotadas.  As aeronaves, têm um emprego enorme na atividade de bombeiro, é um leque operacional imenso que abre pra gente, seja no combate a incêndio, na busca de uma vítima ou no salvamento aquático.”, afirmou.

Já o Tenente Coronel PM Mota, destacou a importância da utilização dos equipamentos. “O uso dos RPAs tem uma finalidade muito relevante em diversas vertentes, seja na área de Segurança Pública, como também na área de resgate, defesa civil, busca e salvamento e muitas outras situações. É pra mim é uma satisfação imensa ter aqui hoje essa turma, que é a segunda turma do Corpo de Bombeiros. Assim, nós conseguimos ver a importância dos drones nas atividades realizadas diariamente, bem como nas suas diversas funções e atribuições.”, concluiu o Comandante.