CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA ATENDIMENTO PRé-HOSPITALAR APóS MULHER CAIR DE TELHADO EM ARAPIRACA

  • 16/10/24
  • 13:10

Vítima tentou sair pelo telhado da residência após uso de medicação para esquizofrenia

Alessandra Lima/Ascom CBMAL (sob supervisão)

O Corpo  de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou, na noite desta terça-feira (15),  nos primeiros socorros de uma mulher que caiu do telhado de uma residência após o uso de medicação, no bairro Ouro Preto, no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. 

De acordo com as informações preliminares, a vítima, de 32 anos, estava sozinha em sua residência e, após tomar medicação para esquizofrenia, tentou sair pelo telhado da casa. Contudo acabou caindo sentada na  calçada.

Ao chegar à residência, localizada na rua Professor Juvino Cavalcante, a guarnição constatou que a vítima estava consciente e se queixando de dor nas costas. Em seguida, realizou o atendimento pré-hospitalar. Após os primeiros socorros serem efetuados pela equipe operacional, a mulher foi encaminhada para o Hospital De Emergência do Agreste (HEA) para receber os devidos cuidados médicos. Durante a ocorrência foram empregados três militares e uma viatura de auto resgate. 

Como proceder em uma situação de queda de altura?

Em  casos como esse, é importante agir com cautela. Primeiro, ligue para o Corpo de Bombeiros através do número 193. Durante a ligação, informe sobre a situação, destacando que houve uma queda de altura,  se a pessoa está consciente, fez uso de medicação ou reclama de dores.

Vale destacar que não é indicado mover a vítima, pois movimentá-la sem o devido treinamento e preparação pode piorar ou agravar ainda mais possíveis lesões ou fraturas. A vítima só pode ser movida caso haja um risco iminente, como fogo ou perigo de desabamento.

Por último, se mantenha calmo e tente conversar de forma tranquila com a vítima para mantê-la consciente. Essas orientações são aplicáveis até que a equipe de resgate chegue para fornecer o atendimento especializado. Lembre-se: o mais importante é garantir a segurança da vítima e evitar piorar a situação com ações inadequadas.