Alessandra Lima* / Ascom CBMAL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) socorreu, nessa quarta-feira (26), um motociclista que ficou ferido após colisão com carro em um trecho da Avenida Vereador Galba Novaes de Castro, no bairro Petrópolis, em Maceió.
Ao chegar ao local, a guarnição de resgate, composta por três militares, encontrou a vítima, um homem de 21 anos, apresentando escoriações e suspeita de fratura na perna direita. O condutor da motocicleta recebeu atendimento pré-hospitalar e, com o auxílio de uma viatura de Auto Resgate (AR), foi transferido ao Hospital Geral do Estado (HGE) para receber atendimento médico especializado.
Outro caso envolvendo acidente de trânsito também foi registrado nessa quarta-feira (26), no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. De acordo com informações de populares, uma bicicleta e uma motocicleta seguiam por um trecho da Rua Marcelino Magalhães quando colidiram.
Em decorrência da colisão entre os veículos, uma mulher de 30 anos ficou ferida. Ao chegar ao local do acidente, a guarnição encontrou a vítima consciente, queixando-se de dores no tórax e na cabeça, além de apresentar escoriações nas pernas e nos braços.
Após os primeiros socorros e com o apoio de uma viatura de Auto Resgate (AR), a vítima foi encaminhada para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) para receber os cuidados necessários.
Esses dois casos, tanto na capital alagoana quanto no Agreste, são ocorrências de trânsito amplamente comuns. Entretanto, com a chegada do Carnaval e a intensificação do fluxo de veículos e pedestres, os acidentes de trânsito tendem a aumentar.
Por isso, o CBMAL ressalta a importância de curtir os momentos de folia com descontração e responsabilidade. Se consumir bebidas alcoólicas, não dirija. Além disso, é preciso redobrar os cuidados e a atenção à sinalização de trânsito e utilizar sempre equipamentos de segurança, como cinto de segurança ou capacete. Cuidados como esses ajudam a tornar o trânsito mais seguro e preservam vidas.
O que fazer?
Em casos de acidentes de trânsito, é importante se manter calmo e agir com cautela. Primeiro, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Durante a ligação, informe a localização, ponto de referência e explique que houve um acidente, informando a quantidade de vítimas e se estão conscientes ou reclamando de dores. Aguarde a chegada do atendimento especializado.
Lembre-se que não é indicado mover a vítima, pois movimentá-la sem o devido treinamento pode agravar ainda mais possíveis lesões ou fraturas. Sendo assim, a vítima só pode ser movida caso haja um risco iminente contra a vida, como fogo ou desabamento.
Taxa de Bombeiros
Você também pode contribuir com combates a incêndios, resgates e salvamentos efetuados pelo Corpo de Bombeiros, para isso, basta realizar o pagamento da Taxa de Bombeiros. Ela é destinada exclusivamente à melhoria dos equipamentos, estrutura e serviços prestados pela corporação, sendo um tributo específico para a prevenção e o combate a incêndios em edificações.
O pagamento da Taxa de Bombeiros é uma obrigação tributária prevista na Lei n.º 6.442, de 31 de dezembro de 2003, devida por todos os proprietários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de imóveis localizados nos Municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi.
A taxa é lançada em duas etapas. A primeira ocorre em fevereiro, na versão digital, permitindo que o contribuinte gere o boleto diretamente no site oficial da corporação (clicando aqui).
Já a segunda etapa acontece a partir do segundo semestre do ano, com a entrega dos boletos físicos pelos Correios para aqueles que não realizaram o pagamento on-line.
*Estagiária sob supervisão