Os cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluíram, na manhã desta quarta-feira (23), o segundo ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Os 17 alunos celebraram a passagem para o terceiro e último ano da formação em uma cerimônia realizada no Quartel do Comando-Geral, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. O evento contou com a presença de amigos e familiares e foi marcado por momentos de emoção.
O encerramento do segundo ano foi marcado pela conclusão das Manobras Acadêmicas Bombeiro Militar (Mabom), um exercício operacional com foco na consolidação das habilidades adquiridas ao longo do curso, por meio da aplicação prática dos conhecimentos em contextos simulados de alta complexidade.
Durante as manobras acadêmicas, os cadetes participaram de uma imersão voltada ao aprimoramento de técnicas de salvamento aquático e terrestre. As instruções incluíram abordagem e salto de aeronave (helocasting), resgate de vítimas no mar, salvamento com uso de puçá, técnicas de flutuação, corte de árvores, busca por vítimas desaparecidas ou em óbito, retirada de vítimas em locais elevados, tirolesa móvel, entre outras práticas operacionais.
A fase final das atividades foi marcada por um rigoroso exercício de sobrevivência no mar, com duração de 24 horas ininterruptas. Os cadetes foram desafiados a aplicar seus conhecimentos em condições reais, enfrentando variações climáticas e simulações de emergências, desenvolvendo resiliência, liderança e trabalho em equipe.
Com a conclusão do Mabom, os cadetes estão aptos a atuar em diversas frentes operacionais e ingressam no último ano do Curso de Formação de Oficiais.
O comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, destacou a importância da formação e parabenizou os futuros oficiais. “É uma imensa satisfação chegar a esse ponto do nosso CFO. São duas vertentes, a técnica e também a moral, ética e profissional. Tudo isso está presente neles, e isso é gratificante. Parabéns de coração, que continuemos nessa pegada, os 17 serão fundamentais para a continuidade da corporação e aqui estão nossos futuros comandantes”, afirmou o coronel.
O tenente Oliveira, auxiliar da Seção Técnica de Ensino da Academia de Bombeiro Militar, também ressaltou o empenho dos cadetes. “Hoje concluímos as Manobras Acadêmicas do Bombeiro Militar, o último ato do segundo ano. A partir de hoje, os cadetes estão oficialmente no terceiro ano, o derradeiro, rumo ao posto de aspirante. Está se tornando tradição que, ao fim de cada ano, realizemos oficinas práticas nas quais os cadetes possam aplicar tudo o que aprenderam. E isso se concretizou novamente agora. Eles vivenciaram a prática de forma muito próxima à realidade. Conseguimos simular situações bastante realistas, e eles demonstraram tudo o que aprenderam nas disciplinas.”, enfatizou.
O cadete Freitas finalizou com êxito o Mabom e comemorou a conquista após o intenso período de treinamentos. “O Mabom do segundo ano foi impactante. Estávamos muito apreensivos com o que iríamos enfrentar e, de fato, superamos muitas expectativas, tanto em relação às instruções quanto aos nossos próprios limites. Enfrentamos dificuldades que nem imaginávamos conseguir superar. Foi um treinamento físico e mental muito forte, que nos prepara para sermos oficiais do Corpo de Bombeiros e nos leva agora ao terceiro ano, o último do curso. Estamos ansiosos para a formatura”, concluiu o cadete.
Curso de Formação de Oficiais (CFO)
O curso, iniciado em maio de 2023, entra agora em seu terceiro e último ano de duração. Ao longo da formação, os futuros oficiais passam por uma série de treinamentos especializados em diversas áreas de atuação do CBMAL, incluindo resgates terrestres, salvamentos aquáticos, combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares e outras funções essenciais dentro da corporação.
O principal objetivo do curso é prepará-los para os desafios diários da profissão, consolidando competências técnicas e operacionais. Mais do que formar profissionais, o CFO tem como missão transformar vidas por meio do conhecimento, da disciplina e do compromisso com a segurança pública.
*Estagiária sob supervisão.