CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS FORMA 29 MILITARES NO CURSO DE OPERADOR DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS

  • 01/12/25
  • 09:12

Formação reforça uso de drones em ações de salvamento, monitoramento e resposta a emergências
Alessandra Lima / Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) formou, na manhã desta sexta-feira (28), mais uma turma do Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Coarp). A cerimônia ocorreu na sede do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Marechal Deodoro. Ao todo, 29 militares foram capacitados para operar drones e acessórios tecnológicos que irão auxiliar nas ações operacionais da corporação.

 

Na ocasião, o BOA apresentou 10 novos drones, que serão distribuídos entre os batalhões para utilização em diversas situações em todo o estado. A capacitação foi iniciada em 3 de novembro e finalizada no dia 14, com intensos treinamentos e aprendizados teóricos e práticos.

 

Durante a cerimônia, o coronel Reinaldo, orador da turma, destacou a importância da capacitação e ressaltou o empenho dos militares inscritos e formados.

 

“É uma missão que exige cuidado, precisão e, acima de tudo, segurança. E o que torna essa turma verdadeiramente especial é a união. Pela primeira vez, vi uma turma tão numerosa, inclusive a maior já aberta, com 29 alunos, em que ninguém ficou para trás. Não houve retenção e cada colega apoiou o outro. Juntos, demonstramos que o espírito de cooperação é tão importante quanto o conhecimento técnico. Ser piloto é assumir responsabilidade”, afirmou.

 

O coronel André, presidente do Departamento Estadual Aviação (DEA), destacou como a utilização dos drones melhora o tempo resposta nas ocorrências, especialmente no interior.

 

“O drone supre uma necessidade específica que helicópteros, por exemplo, não conseguem atender, ou cujo custo de operação é proibitivo. Frequentemente, utilizamos helicópteros em nossas buscas. Atualmente, contamos com resultados preliminares e a possibilidade de utilizar drones para varredura e busca em determinadas áreas, dispensando o deslocamento de aeronaves para o interior”, enfatizou.

 

 

Tecnologia

 

As Aeronaves Remotamente Pilotadas, popularmente conhecidas como drones, têm se consolidado como importantes ferramentas de apoio técnico às guarnições do CBMAL, devido à ampla aplicabilidade na detecção de focos de incêndio, localização de pessoas desaparecidas, suporte em resgates, entre outras atividades.

 

Elas vêm sendo amplamente utilizadas pela corporação desde 2022 em diversas ações, como no Batalhão de Bombeiro Militar de Salvamento Aquático (BBMSA), onde os guarda-vidas monitoram as praias alagoanas com drones equipados com alto-falantes de alta potência, permitindo identificar rapidamente situações de risco. Desde sua implementação, esses equipamentos já ajudaram a evitar inúmeros afogamentos.

 

 

Outra aplicação importante é o uso de câmeras térmicas acopladas aos drones, extremamente eficazes na busca por vítimas e no monitoramento de grandes incêndios. As imagens térmicas destacam áreas quentes por meio da variação de temperatura, facilitando decisões mais precisas por parte dos militares envolvidos nas operações.