PROJETO GOLFINHO ENCERRA PRIMEIRA SEMANA COM FORMATURA E ENTREGA DE PREMIAçõES

• 12/01/16

Na manhã da última sexta-feira, 08, o projeto golfinho 2016 encerrou a primeira semana de atividades com a presença do comandante geral da corporação, autoridades bombeiros militares, pais e responsáveis. Na ocasião, foram entregues certificados e medalhas para todos os golfinhos, brindes para os primeiros colocados dos três pelotões e para os golfinhos destaque.

Durante a semana, os pelotões também foram avaliados para que na sexta-feira fosse eleito o pelotão destaque da semana. Os critérios levados em consideração foram a pontualidade dos golfinhos, frequência, comportamento, participação, arrecadação de alimentos para doar para uma instituição de caridade e animação e caracterização no último dia.

Segundo a major Meidja Mesquita, coordenadora do projeto neste ano, essa iniciativa teve como maiores objetivos incentivar uma competição saudável entre os pelotões para que eles se esforçassem durante a semana e principalmente, a arrecadação dos alimentos. “Cada semana uma instituição diferente receberá os alimentos arrecadados e assim ensinamos aos nossos golfinhos como fazer bem ao próximo faz bem”, falou a coordenadora.

Foram arrecadados cerca de 240kg de alimentos não perecíveis que foram doados para a Missão Batista Cristolândia Maceió, que acolhe viciados em craque. Um dos responsáveis pela instituição falou da importância desses alimentos para a instituição e emocionado, agradeceu aos golfinhos: “Muitos dos nossos jovens já nascem nas ruas e não conhecem nada além da violência e drogas. E quando conseguimos acolhê-los e ele entende que precisa de ajuda já é uma grande vitória. Estamos sempre precisando de doações e essa iniciativa do projeto golfinho não tem preço”, disse.

O comandante geral da corporação, coronel Adriano Amaral, também falou da importância de ajudar ao próximo e de como esse ensinamento passado no projeto pode mudar a vida dessas crianças e de muita gente ao redor delas: “As noções que esses golfinhos aprendem aqui eles levarão para a vida inteira e esse é nosso maior orgulho. Agradeço aos pais e responsáveis por ter nos confiado essa missão de poder passar um pouco do que sabemos para os novos golfinhos, multiplicadores do conhecimento”, falou.

Durante a formatura os golfinhos fizeram a maior festa com direito a jogo de luzes e DJ que foi disponibilizado gratuitamente por uma das mães. Os pais também entraram na festa e se reuniram para providenciar a caracterização de cada pelotão com direito a fantasias, acessórios, apetrechos, estandarte e até bandeirão com o nome do pelotão.

No momento da premiação os golfinhos ficaram na expectativa e quando os nomes eram divulgados eles ficavam eufóricos pelo amiguinho. A golfinha Laís, 09 anos, foi a primeira colocada do pelotão nemo e estava eufórica de alegria por ter participado do projeto: “foi minha primeira vez no projeto e foi simplesmente incrível. Tudo que aprendi levarei pelo resto da minha vida”, disse.

Já o golfinho Pedro Ivo, 13 anos, participa do projeto há quatro edições e encerrou sua participação no golfinho neste ano de 2016 com a sensação de dever cumprido, mas também com a vontade de poder ser mais novo para poder participar em outras edições: “Já fui do nemo, do flipper e agora fui do cação e foi muito emocionante participar em cada edição do projeto. Esse é um projeto incrível e se pudesse, participaria todos os anos, sempre”, falou, emocionado, o golfinho.

A segunda semana

A segunda semana do projeto começou esta segunda, 11, e reúne a crianças de de 08 a 13 anos que durante toda a semana aprenderão noções de salvamento aquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, além de outras palestras sobre zica, dengue e  chikungunya, drogas, cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente, civismo e patriotismo.